Prólogo

236 35 0
                                    

O cimento é um aglomerante hidráulico que em contato com a água produz reação exotérmica de cristalização de produtos hidratados e ganha assim resistência mecânica. Raramente é usado sozinho e liga agregados que produz argamassas ou concreto.

A palavra CIMENTO é originada do latim, CAEMENTU, que nomeava na velha Roma uma espécie de pedra natural de rocha extremamente resistente.

A origem remota do cimento começa há cerca de 4.500 anos. Os imponentes monumentos do Egito antigo já utilizavam uma liga constituída por uma mistura de gesso calcinado, a pozolana. Também as grandes obras gregas e romanas, como o Panteão e o Coliseu, foram construídas com o uso de solos de origem vulcânica que possuíam propriedades de endurecimento sob a ação da água.

Commoditie mundial nos tempos atuais, servindo até mesmo como indicador econômico. O grande passo no desenvolvimento do cimento foi dado em 1756, sendo classificado como produto de alta resistência por meio de calcinação de calcários moles e argilosos. Em 1818 denominado cimento artificial. Em 1824, a queima conjuntamente de pedras calcárias e argila, tornava-se uma mistura tão dura quanto as pedras empregadas nas construções, nomeada de cimento Portland, por apresentar cor e propriedades de durabilidade semelhantes às rochas da ilha britânica de Portland.

Atualmente, devido às inovações e adaptações, o cimento é o principal material usado em construções.

Incríveis possibilidades do cimentoOnde histórias criam vida. Descubra agora