Devido a grande abrangencia da Gamificação, houve a necessidade de delimitá-la para uso empresarial. Com isso, há o surgimento da Gamificação Estratégica, que é uma união conceitual de Gamificação, com Estratégia Organizacional. Vale ressaltar que esse feito foi resultado do estudo de iniciação científica do autor.
Então, a Gamificação Estratégica é a processo assumido pelos tomadores de decisão em utilizar mecanismos de jogos com o objetivo de resolver problemas empresariais ou de despertar engajamento entre um público específico (podendo ser colaboradores ou consumidores). A gamificação estratégica, como tal, se caracteriza por distintos padrões de ação e depende de como os tomadores de decisão percebem o ambiente e interagem com atores externos.
Visto o conceito, é necessário que haja entendimento dos elementos conceituais abordados nessa metodologia para resolução de problemas empresariais.
(A) Tomadores de decisão - São os atores, as pessoas que vão planejar o que será gamificado.
(B) Objeto - é a utilização dos mecanismos de jogo, sempre visando a inovação (neste livro, a inovação é a resolução de problemas práticos e engajamento de equipe).
(C) Alcance - Penetração da estratégia gamificada, como visto ela abrange ambiente interno e externo.
(D) Período - Esta parte mostra a importância de sempre refazer a estratégia, é atemporal.
(E) Resultado - Deve sempre ser a vantagem competitiva, vindo com inovação, assim, necessitando menos tempo para que o problema que a equipe apontou seja selecionado e resolvido, também, menos tempo para efetivar o engajamento do público almejado.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Redações sobre Gamificação e Gamificação Estratégica
Não FicçãoUm livro composto por perguntas que viram capítulos. A maior entrega deste livro para a comunidade acadêmica é o conceito de Gamificação Estratégica.