Obra Não conte aos garotos

30 5 3
                                    

Maratona de resenhas? Talvez rs!

Mais uma resenha feita pela nossa adm Isabelle!

Bora ler? 

   Obra: Não conte aos garotos

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

   Obra: Não conte aos garotos

   Autor(a): Renata Romanova

   User: Renata7omanova

   Quantidade de palavras por capítulo: Entre 600 e 4K

   Quantidade de palavras na obra: 31K

   Quantidade de capítulos: 25 publicados

   Gênero: Young adult, ficção Adolescente, Literatura feminina

   Protagonistas: Amaranta, Roxana, Eric

   Personagens secundários: Elara, Evandro, Victoria, Margot, Breno Simas, Selena.

Parceria do projeto Estrelas Douradas

   Pela capa e pelo título a primeira impressão que temos é que o livro se trata de uma ficção adolescente que se passa no colegial, mas não se engane pela capa. Pois o que "Não conte aos garotos" nos apresenta é uma história profunda e recheada de críticas, contando com um enredo incrível e personagens cativantes sobre um tema que infelizmente é muito recorrente na nossa sociedade atual: o assédio e o machismo. E vale ressaltar que o teor feminista e de conscientização são pontos chaves no enredo do livro, de modo que os garotos na verdade devem sim ouvir as histórias que são contadas. É uma obra que aborda um tema tão delicado com tanta responsabilidade que todos deveriam ler.

   Cada página, devo dizer, é uma crítica a sociedade e aos paradigmas patriarcais que tomam conta do mundo desde que este desenvolveu relações de poderes.

   A leitura de Não conte aos garotos tem um teor tão sério e importante que várias partes parecem, e talvez sejam, discursos prontos e perfeitos para serem lidos a uma plateia lotada de meninas, e também de meninos, que de alguma forma sofreram e viram assédios ou abuso ao longo de suas vidas.

   Cada palavra tem um peso, cada definição tem um significado muito forte. E como mulher, cada parágrafo me tocou de um jeito que não consigo explicar. Identificação, concordância e vários outros sentimentos invadem o leitor, e ainda mais a LEITORA.

   Essa obra não é uma ficção. Ela é uma verdade, uma conscientização.

   Esse livro maravilhoso começa com um relato de uma situação de assédio, que infelizmente muitos de nós já presenciamos de forma parecida, ou senão até pior.

    Nossa protagonista, que presencia a cena nos é apresentada de forma magnânima, deixando claro que se sente desconfortável e que luta da sua forma pelo fim de situações machistas e pelo direito das mulheres. Ela nos revela como fará para contar essas histórias e demonstrar sua opinião. E a exclamação que a obra deixa, desde sua apresentação inicial, é de que todos nós não deveríamos fazer o mesmo.

   Será que haveria papel suficiente no mundo se todas as mulheres resolvessem escrever as situações de assédio que já passaram? E se todos resolvessem compartilhar situações que já presenciaram de machismo? Será que íamos mudar o mundo de alguma forma? Essas e muitas outras dúvidas relacionadas ao tema são levantadas ao longo dos capítulos.

   A amizade construída entre a protagonista e a personagem Roxana, jovem que passou pela situação complicada do primeiro capítulo, de quebra já nos apresenta às duas de um modo muito especial. De certa forma elas funcionam como um símbolo da luta das mulheres e de todos os adeptos ao feminismo ao longo da história do mundo.

   Não nos é surpresa quando descobrimos que o relato da situação que ocorreu com Roxana chama a atenção das pessoas, e imediatamente começamos a torcer para que a voz da duas grite por muitas garotas. Não só as do local em que ambas estudam, mas de todo mundo. Pois uma coisa que sabemos, e que é ressaltada pelos sentimentos e opiniões fortes da protagonista, é que a voz e a luta de uma menina que sofreu assédio também é a voz e a luta de todas.

   Não conte aos garotos é um livro tão incrível que faltam palavras para definir, uma leitura essencial e que reserva um enredo muito forte para quem acompanha os capítulos e quer descobrir como será a participação das duas amigas no universo feminista.

   Se você é menina, ao ler o livro verá que não está sozinha em suas lutas, e que sempre tem alguém vendo e lutando ao seu lado.

   Se for menino, apesar do título, Não conte aos garotos foi feito para você.

Isabelle Schizo,
07/05/2020

Resenhista: IsabelleSchizo15Publicado por: Anonymous_girl2000

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

Resenhista: IsabelleSchizo15
Publicado por: Anonymous_girl2000

Obras de sucesso - Resenhas [Fechado]Onde histórias criam vida. Descubra agora