Marciel Vité, convida-nos a uma reflexão apaixonante sobre as perspectivas de mudarmos a nossa mentalidade face a necessidade de mudarmos a nossa sociedade.
O autor, durante a construção de sua obra, acabou por radiografar a nossa juventude, e neste Raio X, acabou por ver algumas das causas do atropelamento massivo dos nossos valores morais. Esses aspectos que o autor detectou, são, o imediatismo, as amizades, o grande interesse em bens materiais, entre outros males que assolam a nossa sociedade.
De facto, o livro começa por fazer uma fundamentação deste fenómeno, a seguir descreve a desencantada situação moral em Angola, dizendo por ex., que “ as pessoas estão mais preocupadas em ostentar riqueza do que conhecimento”, ele revela também que, “os relacionamentos, baseiam-se sobre influências de padrões estéticos”, as seguir, “convida as pessoas a reflectirem sobre o conceito de amizade”. Há vezes que a pessoa se pergunta se esse ou aquele sujeito tem mesmo “alma” ou não! É exagerada a extravagância (esquisitice) de certos comportamentos.
O mesmo livro é também um contributo enfocado para os valores no meio social. É, pois, em consciência que convido todos e cada um a ter esta obra e devorá-la para uma dedicação irrefutável em favor para o melhoramento de todos e de cada um hoje e amanhã.
Anselmo Catala