Saúde

939 33 1
                                    

Este capítulo trata de um assunto um tanto delicado para muita gente. O peso de uma bailarina é um assunto controverso, cada escola tem sua opinião, tal como as próprias dançarinas.

ALIMENTAÇÃO

A alimentação de uma bailarina se baseia em alimentos ricos em macronutrientes (carboidratos complexos, proteínas e gorduras) porém pobre em calorias ruins. Grandes bailarinas têm listas de alimentos proibidos. Por exemplo, na lista de Maya Plisetskaya estavam itens como café, pão, carne, laticínios, ovos e açúcar, enquanto ela comia frutas, verduras, peixes e cereais. Por outro lado, algumas bailarinas evitam bananas e tomates. O foco está em evitar o inchaço (famoso "bebê de comida") e o ganho de gordura corporal.

Um olhar mais detalhado
•CARBOIDRATOS COMPLEXOS x SIMPLES (55% a 75%)•
Vamos imaginar que carboidratos simples sao balões e complexos são como bolas de ginástica e o corpo tem o objetivo destruí-las usando apenas um alfinete. O balão/bola vazio vai ser posto em uma fornalha que manterá o corpo em movimento. Quem vocês acham que será destruído primeiro? Enquanto as enzimas que receberam balões terminam o trabalho rápido e demandam mais para a fornalha, enquanto as que recebem as bolas demoram mais e a queima também é mais lenta, rendendo mais energia por mais tempo, por muito menos.

Uma explicação mais científica, é que os carboidratos complexos são macronutrientes que o corpo tem mais dificilmente de "destruir", eles são muito positivos para a boa manutenção do intestino e também porque mantém a fome sob controle por mais tempo. Diferentemente dos simples, onde se come muito e pouco tempo depois já sente com fome levando a comer mais carboidratos que não sustentam nada e apenas engordam.

Porém há alertas a serem feitos! Comer demais dos carboidratos complexos pode ser prejudicial ao seu trato intestinal, causando constipação e a constipação causa inchaço na barriga, fazendo parecer que tem um bebê ali dentro. Não adianta só comer coisas integrais, tudo é questão de equilíbrio. Outro ponto importante de se ressaltar: estamos falando de alimentos CALÓRICOS, ambos grupos são, porém a diferença é que os complexos saciam por mais tempo, evitando comer de novo.

Alguns alimentos ricos em
CARBOIDRATOS COMPLEXOS:
-arroz e macarrão integrais,
-batata doce,
-ovos,
-aveia,
-alface,
-alguns vegetais (brócolis, espinafre, entre outros),
-certas frutas (cereja, maça, morangos, pera, pêssego, tomate, entre outras),
-grãos (feijão, lentilha),
-iogurte,
-amendoim,
-tapioca.

CARBOIDRATOS SIMPLES:
-certas frutas (melancia, abacaxi e banana são alguns dos exemplos),
-mel, açúcar e xarope de milho,
-arroz branco e massas refinadas,
-certos vegetais (abóbora, batata, beterraba, entre outros),
-chocolate,
-pipoca,
-refrigerante,
-sorvete,
-suco de laranja,
-pães (francês, broas, brioches, de queijo) e biscoitos refinados.

•PROTEÍNAS (10% a 15%)
Basicamente têm a função de formar os músculos, recuperá-los depois de um exercício intenso (o caso do Ballet!). Estamos falando das principais responsáveis pelo anabolismo muscular, fazendo os músculos mais fortes e aumentando a energia para os movimentos. Elas são divididas em dois tipos:

Proteínas Dinâmicas: Esse tipo de proteína realiza funções como defesa do organismo, transporte de substâncias, catálise de reações, controle do metabolismo;

Proteínas Estruturais: Como o próprio nome indica, sua função principal é a estruturação das células e dos tecidos no corpo humano. O colágeno e a elastina são exemplos desse tipo de proteína.

Alguns alimentos ricos em
PROTEÍNA ANIMAL
Carne de frango
Carne bovina
Peito de peru
Salmão
Sardinha
Camarão
Queijo
Ovo

PROTEÍNA VEGETAL
Soja
Aveia em flocos
Quinoa
Lentilhas
Tofu
Feijão

•GORDURAS (15% a 30%)
Por último, temos o grupo das gorduras que é importante para melhorar a saúde cardiovascular, é fonte de energia, compõem o cérebro e ajudam na imunidade, fora que se trata de uma das camadas de tecido conjuntivo do corpo tendo como função a proteção contra choques externos e para aquecer o corpo. Este grupo é subdividido em quatro subgrupos:

Gordura monoinsaturada: Um dos tipos de gordura é a monoinsaturada. Ela é ótima pra saúde, pois promove a queda dos níveis de LDL no sangue (colesterol LDL, ou o famoso "colesterol ruim"). Ex:. azeite de oliva; óleo de canola; abacate; amendoim; castanha de caju; nozes.

Gordura poli-insaturada: A gordura poli-insaturada é importante para a saúde, pois atua no sistema anti-inflamatório das células, fortalece o sistema imunológico, participa do processo de fabricação de hormônios e, assim como a gordura monoinsaturada, auxilia na redução dos níveis de LDL sanguíneo. Ex:. salmão; óleo de linhaça; sardinha; arenque; castanha-do-pará; óleo de peixe.

Gordura saturada: Embora a gordura saturada seja vista como totalmente ruim para a saúde, ela também têm benefícios. Apresenta um papel importante na integração das membranas celulares e é responsável pelo armazenamento das vitaminas A, D, E e K. Ex:. carnes vermelhas e brancas (com gordura aparente ), leite, manteiga, creme de leite, nata e azeite de dendê.

Gordura trans: Ao passo que as gorduras monoinsaturada, poli-insaturada e saturada são naturais e reconhecidas pelo nosso organismo, a gordura trans é obtida por meio de um processo químico chamado hidrogenação, no qual óleos vegetais líquidos se transformam em gordura sólida com o objetivo de melhorar a aparência de alimentos ou manter a textura. Ou seja, evite ingerir Ex:. margarina; salgadinhos de pacote; sorvetes; biscoitos recheados; a maioria dos alimentos prontos para consumo.

EXERCÍCIOS

Até agora estávamos apenas nos preparando para o grande momento de calçar as sapatilhas e dançar como se não houvesse amanhã, mas antes de dançar, é necessário ter o corpo treinado, com fôlego para aguentar horas e horas de ensaio, fora a perda de peso exigida para que haja mais graciosidade e agilidade nos movimentos, criando a silhueta esbelta e leve da bailarina.

A questão do peso não é necessariamente um preconceito das academias, mas uma forma de poupar a coluna dos bailarinos masculinos que erguem as garotas em certas apresentações, além de ser também uma forma de reforçar a disciplina nas bailarinas testando autocontrole e consciência corporal. Confira no próximo capítulo exemplos de exercícios para melhorar sua performance.

Manual do Ballet Clássico Onde histórias criam vida. Descubra agora