O Corpo

2.5K 69 41
                                    

A FORMA

PROPORÇÃO
Um corpo bailarina clássica terá idealmente proporções muito específicas -, braços longos e finos e pernas com uma cabeça pequena, pescoço longo e um curto torso. Esta forma do corpo é considerada ideal para a criação de linhas encantadoras e movimentos expressivos no palco.

ALTURA
Sua altura vai ser o fator mais importante na determinação do seu peso ideal. A maioria das bailarinas estão entre 1,55 e 1,60 altura. Com esta altura, o peso é ideal em qualquer lugar entre cerca de 48 a 58 kg. E depende fortemente da massa muscular e óssea.

O PADRÃO
Bailarinas são esperados para ter uma forma de músculos definidos, mas elegante, com ombros largos, quadris estreitos, pequenos seios e nádegas. A ideia é fazer com que o corpo crie linhas retas e curvas suaves enquanto dançam. As mulheres têm mais gordura do que os homens por causa dos seios e tecido adiposo em torno dos quadris e nádegas, das bailarinas são esperados de ter uma forma menos feminina, seu peso pode ser um pouco menor do que para a mulher média.

OMBRO e QUADRIL
Ambos os bailarinos masculinos e femininos deverão ter uma proporção muito elevada de ombro e quadril, o que significa que os ombros devem ser maiores do que os quadris. Esta relação afeta a estrutura e densidade do esqueleto, por isso tem uma influência sobre o seu peso. Este tipo de construção é mais valorizada do que ter um peso específico.

UM OLHAR MAIS DETALHADO
MÚSCULOS
Bailarinos trabalham músculos específicos, fazem exercícios direcionados, diferentes de outros exercícios. O músculo é mais denso do que a gordura, por isso, uma bailarina muscular pode pesar um pouco mais.
O biotipo de bailarina é muito específico: músculos alongados, longilíneos, postura elegante, muita força e leveza ao mesmo tempo. O corpo fica forte, mas ainda é muito feminino, muito elegante. Isso acontece porque o balé trabalha o corpo de uma maneira que não é trabalhada por outros esportes e por outros métodos de ginástica. Os músculos que ficam fortes são os dentro da coxa e da parte posterior, não o da frente (o quadríceps), o que aconteceria se você fizesse muita bicicleta, por exemplo.

 Os músculos que ficam fortes são os dentro da coxa e da parte posterior, não o da frente (o quadríceps), o que aconteceria se você fizesse muita bicicleta, por exemplo

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

FLEXIBILIDADE
A capacidade dos tecidos corporais esticarem sem danos ou lesões e com ampla movimentação numa articulação ou grupos de articulações: flexibilidade.
Para executar alguns passos com leveza e técnica, é necessário ter flexibilidade, trabalhando a musculatura certa para que o movimento aconteça da maneira que ele tem que ser.
A flexibilidade não se apresenta de modo uniforme nas diversas articulações e nos movimentos corporais, sendo comum, em um dado indivíduo, que sua amplitude máxima seja boa para determinados movimentos e limitada para outros.

TIPOS
Flexibilidade Ativa
Flexibilidade ativa é a maior amplitude de movimento alcançada usando apenas a contração dos músculos agonistas e sinergistas, enquanto os antagonistas são alongados.

Manual do Ballet Clássico Onde histórias criam vida. Descubra agora