Tudo bem sentir saudades e se sentir desamparada as vezes.
Eu acredito que uma grande parcela dessa sensação de precisar ter uma amiga, vem muito do que que está enraizado em nós sobre relacionamentos, e como eu já disse e vou continuar dizendo nesse livro.... Você precisa lutar para se livrar disto.
Aprendi, das piores maneiras possíveis que nem todas são suas amigas.
Que, as pessoas não são obrigadas a sentir o que você sente.
E, ninguém é compelida a ficar só porque você quer.
Vamos começar dessa maneira esse capítulo, com verdades que estão na cara, mas as vezes rola aquele olhar de desentendida para continuar levando a vida haha, a mudança gera dor e sacrifício e se você acha que quer ou que precisa passar por isso para ser quem sempre quis vamos nessa!
Ao longo da vida temos centenas de amigas e isso depende muito da sua popularidade desde a escola, e da sua capacidade de interação, quando se tem muito dessas coisas surge a primeira lição de que nem todas são suas amigas. Quando se tem um ''título'' as pessoas se aproximam de você por querer desfrutar do que você tem, e se você for um pouquinho mais coração aberto, você começa a criar sentimentos pela pessoa e pela amizade dela sem nem saber se aquilo realmente é real e entra aquilo que as pessoas não são obrigadas a sentir o que você sente (é cruel, eu sei, mas é verdade).
E depois disso, mesmo que você queira a pessoa por perto mesmo que ache que só fez bem e ajudou a pessoa, colocando ela até acima das suas necessidades.... Se a pessoa quiser ir embora ela tem esse direito e você precisa aprender a lidar e aceitar isto! Às vezes (vou falar outra coisa cruel), o nosso ''bom'' não é bom para a pessoa.
- Ah, mas eu sempre fui boa para ela.
As vezes não foi, nós tendemos a nos inclinar sempre para os nossos conceitos, ideais, metas, olhares e perspectivas mesmo quando se trata de uma outra pessoa e isso é um erro enorme porque mesmo que duas pessoas nasçam e cresçam juntas a vida toda, cada uma vai ser uma e vai viver, olhar e traçar suas metas de uma maneira diferente.
Então não se afunde quando a sua melhor amiga for embora, quando a amizade não estiver boa.... Vivemos uma constante mudança e você precisa se preparar para dizer adeus a quem não precisa mais de você, mesmo que doa.
Você pode muito bem se sentir melhor, rodeada de amigas o tempo todo. Sofrendo quando elas vão embora, doando sentimentos sem ser retribuída e correndo atrás por dependência da pessoa. Ou talvez se sinta melhor, só, tendo amigas para alguns momentos, cada uma vivendo sua vida sem depender da outra e estando juntas para comemorar e conversar quando possível.
Você precisa ser a sua melhor amiga, pois assim é quase certeza de que você não vai se deixar. Todas nós, precisamos aprender a amar e valorizar a nossa própria companhia.
Não estou dizendo para você se isolar, não é isso, mas seria bom você aprender a viver com a solidão de ter só a você, porque no fim é isso mesmo o que acontece, não é?! Então aprenda de agora para ser mais fácil depois.
Pois só temos a nós mesmas, isso é como a liberdade, você pode encarar como algo assustador mas pode encarar também como algo fantástico.
E de novo, o jeito que você vai encarar e levar isso só diz a respeito de você!
Vai depender de como foi sua vida até aqui e de como você quer que ela seja daqui para a frente.
DICA DE OURO!
Esse capítulo tem muita coisa para raciocinar de uma vez só haha, vamos por etapas com as dicas.
(Sobre as amizades)
1. Entenda suas amizades e perceba se vocês partilham do mesmo ideal do que é a relação de vocês.
2. Seja reciproca.
3. Respeite o direito da pessoa de comandar a sua própria vida, e lembre-se de que você também tem esse direito.
4. Aprenda a dizer adeus e também ouvir e aceitar um quando necessário.
5. Não se compare com outras amizades que virão, cada pessoa é boa em um momento específico na vida da outra.... Uns momentos duram mais que outros.
6. Pense bem em quem você coloca na sua vida, e se isso é bom para você. Às vezes se pensarmos um pouquinho mais no futuro e nos impactos que aquilo pode nos causar faríamos escolhas melhores.
(Sobre a solidão)
7. Pense em todos os momentos que você só tinha a você mesma, e valorize-se por isto.
8. Se mime.
9. Saia com você mesma e se divirta.
10. Abrace a solidão e desfrute de cada momento com você mesma!
VOCÊ ESTÁ LENDO
Guia Do Mulherão
Non-FictionPara você ler, colocar em prática e se tornar, tudo o que sempre sonhou.