O dia amanheceu triste não só para a fazenda mais também para todo o povoado, a morte de Bernardo Gonsales foi notícia em todo o país.
Alma estava arrasada em seu velório, assim que entra no local, chorando Alma vê o cachão de seu falecido pai, ela se aproxima com dificuldade com Socorro segurando em seus braços. Ela toca no cachão e chora.
- Pai...!
Ricardo se aproxima e fala:
- Tem que ser forte minha sobrinha.- Pai...
Edviges observa no canto. Silvina; amiga de Edviges está ao seu lado a apoiando:
- Meus pêsames minha amiga.Edviges não tirava os olhos de Alma e sempre mantendo sua expressão séria.
Silvina - Aquela é a filha de Bernado; está mudada não?
Edviges - Uma bastarda.
Edviges, ao perceber pessoas se aproximando finge está triste.
- Meus pêsames senhora.
- O-obrigada....
Na praia Paraíso, os peixeiros comentam a morte de Bernardo, Patrício, Rolando e Lucho escutam em silêncio.
Rolando - Então é verdade que o velho morreu.
Lucho suspira preocupado e fala:
- O que será que vai acontecer?Rolando - Depende em quem ficar no lugar do velho.
Salvador observa a conversa e se aproxima.
Lucho - Ué, quem mais seria, a senhora Edviges é claro.
- Ou não...
Falou Salvador entrando na conversa fazendo Lucho e Rolando olhar.Rolando - O que quer dizer?
Salvador - Vocês não estão sabendo?
Rolando - Chegamos atrasados e não ouvimos muito, mais o que você quer dizer com isso?
Salvador sorri e diz:
- A filha do senhor Bernardo.Patrício que estava desembaraçando a rede para quando escuta Salvador dizer:
- A filha de Bernardo voltou a fazenda ontem e o velho morreu ontem mesmo.Lucho - Filha?
Rolando - Haa sim, tinha me esquecido que Bernardo tinha uma filha.
Lucho - Não sabia que ele tinha uma herdeira, você se lembra dela Patrício?
Patrício, ainda com os olhos na rede responde:
- Não quero falar sobre isso.Lucho olha para Rolando intrigado e pergunta:
- Porque não?Com um tom um pouco furioso Patrício responde:
- Pelo simples fato de não querer saber de nada dessa família!- Tá, tá, tudo bem, me desculpa... sei que não gosta de falar dessa gente mais...
Patrício se levanta com a rede em seus mãos e fala interrompendo Lucho.
- Tenho muito trabalho para fazer, vocês deveriam fazer o mesmo.
Patrício sai.Lucho o olha e diz:
- Patrício tem muita raiva dessa gente não é?Rolando - Claro, eles são a desgraça da nossa família.
Rolando sai com suas redes em mãos.
...
No enterro de Bernardo, muita gente estava no local. O cachão era colocado lentamente para dentro da cova, o silêncio e tristeza tomava conta do local, Alma se abaixa e joga uma rosa branca.
~ Pai, eu te prometo que vou me vingar de todos eles, eu prometo. ~
Com lágrimas caindo em seus olhos, Alma suspira.
...
As pessoas se despedem da família Gonsalvez.
- Meus pêsames.
- Obrigada.
Socorro - Vamos querida?
Alma balança a cabeça.
Ao caminho de casa, Alma observa as passagens do povoado movimentado, Ricardo que dirigia olha para a sobrinha com os pensamentos distantes.
~
- Alma, me prometa que vai se casar comigo?
- Kkk, vou me casar com você.
- Me promete...
Alma, com um lindo sorriso no rosto diz:
- Prometo.
~- Promessas...
Ricardo e Socorro os olha.
Ricardo: Falou alguma coisa Alma.
Alma se vira e fala:
- Há não tio, não foi nada.
...
~
Rolando - O que quer dizer?
Salvador - Vocês não estão sabendo?
Rolando - Chegamos atrasados e não ouvimos muito, mais o que você quer dizer com isso?
Salvador sorri e diz:
- A filha do senhor Bernardo.~
Patrício pensa:
~ Alma... ~
VOCÊ ESTÁ LENDO
Alma de Mar
RomansAlma Gonsales (Ana Brenda Contreras) é uma linda mulher que vive na cidade do México, trabalhadora e eficiente, Alma trabalha na empresa de seu pai. Por causa de sua saúde, Alma volta para a fazenda onde vivia quando criança, lá, ela reencontra a fa...