Thomas Neuwirth nasceu a 6 de novembro de 1988, em Gmunden na Áustria, mais conhecido pela personagem Conchita Wurst, é um cantor austríaco. No papel de Conchita Wurst, representou a Áustria no Festival da Canção da Canção 2014, em Copenhaga na Dinamarca, com a música "Rise Like a Phoenix" e venceu o concurso, depois de uma tentativa falhada em 2012. O cantor usa pronomes femininos para a autodescrição quando no papel de Wurst.
Nascido em Gmunden, Áustria, Neuwirth mudou-se para Graz para amadurecer o seu foco em moda, antes de embarcar em uma carreira de cantora. Em seguida, ele se tornou um dos membros fundadores da boy band de curta duração, os Jetzt Anders. Em 2011, começaram a aparecer Neuwirth como Wurst - uma personagem feminina conhecida pela sua barba - e ficou em segundo lugar na pré-selecção austríaca para o Festival Eurovisão da Canção 2012. Wurst foi selecionado para representar a Áustria no Festival Eurovisão da Canção 2014, onde ela provou vitorioso . Entrada e vitória de Wurst polêmica, sendo condenado por alguns dos conservadores sociais do continente e direitistas, que viram seu desempenho como uma promoção dos direitos de lésbicas, gays, bissexuais, transexuais. Por outro lado, trouxe-lhe a atenção internacional e estabeleceu como um ícone gay proeminente, resultando em convida a realizar em várias paradas do orgulho, do Parlamento Europeu e do Escritório das Nações Unidas em Viena, capital da Áustria.