Victory Eurovision Song Contest 2014

32 3 0
                                    

Na segunda semi-final em 8 de Maio, Thomas Neuwirth, como Conchita Wurst, qualificado para a final. Na final, realizada em Copenhaga no dia 10 de maio de 2014, que ganhou a competição com 290 pontos. Esta foi a primeira vitória da Eurovisão da Áustria desde Eurovision 1966.

A entrada da Conchita Wurst ganhou altos escores de países da Europa Ocidental, bem como alguns no Oriente, como a Geórgia e a Ucrânia. No entanto, os níveis de suporte para Conchita Wurst variou em toda a Europa. Em média, ela recebeu 4,4 pontos de 12 a partir do posto que os Estados Soviéticos (excluindo os Estados bálticos), 6 pontos dos outros três estados ex-socialista, e 10,5 pontos da Europa Ocidental, Escandinávia, Grécia e Israel. Comentando sobre isso, o analista político Alan Renwick de Reading University afirmou que "mesmo nos países em que as elites dominantes são muitas vezes altamente intolerante, a população em geral pode estar mais disponível para aceitar que pessoas diferentes podem ser diferentes."

Ao ser premiado com o troféu, Conchita Wurst segurou no alto e proclamou "Estamos unidade e estamos imparável". Mais tarde, ela confirmou aos jornalistas que esta era uma mensagem significava para os políticos que se opunham os direitos LGBT, incluindo o presidente da Rússia Vladimir Putin, cuja administração tinha implementado uma lei restringindo direitos LGBT em junho de 2013.

LGBT - (lésbicas, gays, bissexuais e transexuais)

Conchita WurstOnde histórias criam vida. Descubra agora