Capítulo 1 (Acreditar não é tão fácil assim)

27 1 0
                                    

Bart, ou Bartholomeu, nasceu em Paquetá, uma ilha muito visitada por turistas no estado do Rio de Janeiro, no Brasil, mas sua realidade não era tão interessante assim. Aos 9 anos de idade, em todas as manhãs, lá estava ele, com Pedrina, sua mãe, vendendo café para os turistas que ali chegavam, pois precisavam arrecadar dinheiro para o sustento de sua casa.

Francisco, pai de Bart, contraiu uma bactéria em seu pé quando o filho tinha apenas 3 anos que o impedia de andar e trabalhar, pois era pescador e com isso, a responsabilidade de toda renda da casa passou a ser de Pedrina.

Era 6 da manhã e Bart havia acabado de chegar ao terminal da embarcação que chegava com os turistas.
"-Sejam bem vindos! Venham começar o dia com um café e um delicioso bolo de milho quentinho!" Exclamava Bart.
Alguns turistas paravam e admiravam a espontaneidade de uma criança daquela idade, outros apenas o ignoravam. Mas isso não abatia Bartholomeu, ele queria ajudar sua mãe com as vendas e que as 10 já estivesse esgotado todo o bolo e o café, nessa hora, no rádio da padaria falava um jornalista famoso, entrevistava celebridades, aquilo encantava Bart, que tinha consigo uma convicção: um dia se tornar jornalista.

Ao chegar em casa era quase sempre a mesma história, Francisco, amargurado por sua vez, por não poder andar, murmurava enquanto Pedrina ia preparar o almoço, que quase sempre era a mesma coisa, pois o lucro das vendas era bem baixo, enquanto isso, Bart escrevia, escrevia contos e poesias, pois sabia que um dia seria um grande homem e apresentaria todas aquelas obras pra muita gente.

Mas pra Bart, até escrever era uma tarefa difícil "-Levanta menino, larga esse papel, você tem que ralar milho, isso sim te dará sustento!" Exclamava Francisco em voz alta e arrogante, mas tudo que Bart sabia que precisava fazer era acreditar, mas acreditar não é tão fácil assim.

Naquela família nada mudava, a rotina, as dificuldades, era tudo exatamente como sempre foi, sofrido! Mas Bart sabia que não pararia por ali, ou melhor, ele nunca parou. Era 8 de agosto e Bart fazia 18 anos, cresceu e não viu nada mudar. Bart pensa em sair de casa, mas seus pais jamais aprovariam, mas eis a questão: honrar a vontade dos pais ou arriscar?
Ao cair da tarde Bart dobrou seus joelhos para orar, como de costume, mas dessa vez um anjo veio lhe dizer: "vai e acredita, você não está só, eu te guiarei!".

Bart, por sua essência, tinha coragem, fé, mas também era insistente e teimoso. Reverente aos pais, pensou: "Posso continuar por aqui, escrevendo, alguém pode me encontrar e me ajudar. Talvez exista alguma forma de continuar aqui!". 

Ao cair a noite, Pedrina foi ao quarto de Bartholomeu para ler e avaliar algumas das obras que o filho escrevera naquele dia, mas nesse dia foi diferente:

      - Filho, me mostre suas escrituras de hoje! Disse Pedrina.

Bart respira fundo e com as mãos suadas e frias segura a mão de sua mãe e diz:

      - Mãe, hoje preciso conversar com a senhora, quero ser um jornalista, como os do rádio, que entrevistam famosos e ganham muito dinheiro. 

Pedrina olha para o filho comum olhar piedoso e responde:

      - Mas Bart, jornalistas precisam estudar e você sabe que não temos condições de custear uma faculdade! Nossa realidade não é essa. Você é um sonhador, meu filho, mas acho que precisa sonhar um pouco mais baixo!

      - E se eu sair em busca do meu sonho, você aprovaria, mãe? Sair pelo mundo vendendo minhas cartilhas, uma hora terei dinheiro para realizar meu sonho.

      - Você enlouqueceu?! Lá fora o mundo é perigoso, cruel e eu não vou permitir que cometa tal loucura! Exclamou Pedrina.

      - Mãe, estou decidido, em breve estarei partindo. Agora já sou um homem, um homem adulto!

Pedrina não aceitou de maneira alguma a ideia de seu filho sair de casa, mas Bart insistia e, cada vez mais, estava determinado a, não apenas ir em busca dos seus sonhos, mas também de viver, e por mais que seus pai não entendessem, almejava também oferecer uma vida melhor à sua família futuramente.


Quando os Anjos se CalamOnde histórias criam vida. Descubra agora