ATENÇÃO: TODOS OS PERSONAGENS TRATADOS NESTA HISTÓRIA SÃO FICTÍCIOS. QUALQUER SEMELHANÇA COM PESSOAS REAIS É MERAMENTE UMA COINCIDÊNCIA... ou não.
ATENÇÃO II: SE SENTIR ALGUM TIPO DE GATILHO DURANTE A LEITURA, QUE TE ESTIMULE A IDEIAS E AÇÕES DESTRUTIVAS POR FAVOR, PARE DE LER ESTA HISTÓRIA E FIQUE BEM.
Atualmente chego na conclusão de que apesar de Guilherme não ter morrido por covid-19, ele foi morto por uma doença tão invisível quanto. A doença colateral, contraída e através da Karol, e intensificada por pessoas negligentes e incapazes de desenvolver plenamente a empatia. A mesma doença que afligiu sua mãe Iara, levando-a a um colapso total, a mesma doença que corroeu lentamente o Guilherme durante toda a pandemia. Contra essa doença ele lutou sem ajuda de reforços, foi uma luta solitária... silenciosa... E com ele mesmo disse, banalizada.
Na compilação, a pasta cronologicamente mais recente continha um conjunto de textos escritos no Word por Guilherme, a qual ele expressou suas perspectivas e sentimentos durante suas últimas semanas de vida. Se trata de um registro mórbido de tudo que se passou dentro dele, antes dele decidir se enforcar. Quando terminei de ler aqueles textos, aquela metáfora do homem da cobra e do cachorro passou a fazer muito mais sentido para mim, do que na primeira vez quando o li naquele textão postado pelo Português.
Existia uma notável afinidade de João para com Mirela, Laís e até a própria Karol. E considerando que em seus últimos textos, Guilherme se queixou do pouco caso que João fez diante das difamações que sofria há muito tempo, dá pra concluir que talvez Guilherme foi o cachorro que foi morto pelo homem, e o próprio homem sendo João, que adotou como animal de estimação, a cobra, ou melhor, as cobras. Com a diferença que as cobras ao invés de envenenarem o homem, na realidade envenenou o próprio cachorro.
Várias pessoas passaram a acreditar na imagem deformada que Karol, Mirela e Laís construiram de Guilherme, dentre essas pessoas a própria Andriele, que passou a ver o Guilherme como inimigo, inclusive eu acabei acreditando e fazendo a mesma coisa. O que João fez a respeito? Faz sentido ele não ter feito nada, afinal somente os sofrimentos dele que importavam. Inúmeras vezes ele buscava evidenciar em conversas e em status o quão triste, magoado, depressivo ele estava, e o quanto as pessoas eram erradas por não o compreender. Mesma coisa Andriele, que desconsiderou o que Guilherme poderia estar passando e simplesmente passou a acreditar em mentiras, sem lançar mão de alguma reflexão racional. Mas de que importa? Afinal, eram eles que sofriam depressão não é? Mas não foi o corpo deles encontrado no meio do mato com a corda no pescoço.
É assustador como agora tá fazendo muito mais sentido aqueles posts que o Português havia upado por Guilherme. Ele quis, mesmo depois de morto passar uma mensagem, pois talvez ele passou meses, tentando corrigir as mentiras que foram propagadas. Mas de acordo com o que ele mesmo registrou, Guilherme se deu por conta que a mentira havia vencido, quando até a Andriele se voltou contra ele. Sem família, sem alguém para confiar, Guilherme estava na beirada do precipício, as 12 facadas de Andriele, foram o empurrão.
Do que adianta seu discurso promovendo o setembro amarelo, se você se preocupa somente com as coisas que acontecem no seu mundinho? Do que adianta entupir os status do Facebook, WhatsApp, com publicações que falam sobre depressão, sofrimento, suicídio e memes que banalizam o tema, sendo que suas palavras, atos e omissões contribuem para que muito mais gente trilhe o mesmo caminho e acabe chegando no mesmo destino que Guilherme?
Talvez seja porque você não se importe tanto com a campanha do setembro amarelo. Talvez você não se importe em lidar seriamente com o tema da depressão e suicídio. Afinal não é apenas o setembro que é amarelo, mas o ano inteiro... Não existe um mês apenas para buscar desenvolver a empatia e tentar impedir que mais gente tire a própria vida... Talvez você... Sim! VOCÊ MESMO QUEM ESTÁ LENDO ESTA HISTÓRIA ATÉ ESSE MOMENTO, seja igual João e a Andriele! Alguém que na realidade, não se importa com nada mais além de si mesmo. Alguém que assim como um parasita, usa de todo discurso, de todo moralismo, de toda vitimização nas redes sociais, para conseguir hospedeiros, e se saciar com os corações comovidos com sua hipocrisia. Parasitas como João e Andriele não combatem o problema, apenas o favorecem. E no final, mais cadáveres de outros Guilherme's continuarão sendo encontrados por aí.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Cadê Guilherme???
Historia CortaApós semanas seu webamigo não dar sinais de vida, desaparecendo completamente de das redes sociais em plena quarentena, Gabriela realiza uma busca online para descobrir o que aconteceu. O estranho desaparecimento a conduzirá para uma das experiência...