Certa vez me disseram algo que nunca mais esqueci:
"Na Bíblia Deus é chamado de Senhor dos Exércitos, então é guerra o tempo todo meu caro!"
Nunca vi tanta verdade em uma frase tão curta! Estava eu meditando desde o principio da criação, quando Deus disse: Haja luz! Lá no primeiro versículo o próprio Deus já havia dito que havia trevas sobre a face do abismo, quando Lúcifer tinha sido lançado do céu à terra. (Gen 1:1-2). A terra estava sem forma e vazia, ou seja, a guerra sobrenatural já estava ali, quando o próprio Deus mencionou que o Seu Espírito estava pairando por sobre a águas. Enquanto o diabo estava lançando sua maldade, Deus já guerreava com a sua bondade.
Mas não é isso que quero deixar em evidência, mas sim sobre a vida do ser humano na terra, desde o seu nascimento até o desprendimento da sua alma do corpo. Desde que o mundo é mundo, já haviam guerras e posso provar! Seria muito fácil pesquisar sobre as guerras na Bíblia, dos inimigos contra o povo de Deus, de reinos contra reinos, sem que façamos alusão ao ser humano. O primeiro homem na terra foi Adão, disso nos já sabemos. Você me pergunta:
Mas Isabel o que tem a ver Adão e guerras? Adão brigou com alguém?
Não! Adão não brigou com ninguém, não que eu saiba. A primeira e maior guerra que o homem, o ser humano enfrentou foi na sua mente, nos seus ouvidos, olhos, boca, e pior, no seu coração.
Está escrito em Gênesis 2 que Deus criou o jardim de Éden e que também havia posto o homem para viver e para poder desfrutar de todas as Sua maravilhas. Adão deu nomes a todos os animais e plantas, tudo estava a seu favor. Imagina você num jardim muito lindo, comendo e dormindo bem e ainda tendo Deus cuidando de você? Não é mais do que maravilhoso? Poxa, que maravilha! Quem me dera, eu digo. Depois desse feito, Deus disse que o homem não poderia viver só e dele mesmo fez nascer uma mulher, Eva. Pronto! Tudo perfeito! Eu creio e acredito, que era tudo muito perfeito, só de imaginar que Deus estava ali, Grande e Poderoso, falando diretamente com aqueles seres viventes naquele jardim, ouvir diretamente a Sua voz. Hoje, o quão difícil é ouvi-Lo, penamos e suamos para entender e fazer a Sua vontade, infelizmente.
Deus disse mais: de todas essas árvores eles poderia poderiam comer, mas da árvore do bem e do mal, não, pois certamente morreriam. (Gen 2:16-17) Aí é que são elas! As guerras! Ela entrou em cena depois dessas palavras do Altíssimo. Você pode ler que a primeira pessoa a ouvir isso foi Adão, antes mesmo de Eva surgir de suas costelas. Até então ele vivia bem e feliz, obedecendo a Deus porque sabia que ele era dono de tudo aquilo ali e dentro dele havia temor e tremor, mesmo que não entendesse o significado dessas palavras. Mas quando Eva foi criada, acredito que Deus fez questão de falar com ela sobre a ordem que também já havia dado a Adão. Então, assim também obedeceu, mas a guerra entrou, a guerra começou. A cobra, o animal mais astuto daquele jardim, questionou Eva sobre a ordem de Deus sobre a árvore do bem e do mal e usou as palavras do próprio Deus contra ela (Gen 3: 1-6). Posso até imaginar como não tenha sido essa conversa dela com aquela cobra:
"É verdade que Deus disse que de todas as árvores pode comer de tudo, menos a árvore do bem e do mal?"
E Eva lá, conversando com ela:
"Sim, Ele disse que todas podem! Menos essa! Para que não morramos!"
Eva olhando para a cobra e depois para a árvore. Tenho certeza absoluta que o que mexia com ela, passou agora a ser interessante. Sua observação naquela árvore do bem e do mal, árvore diferente, chamativa, brilhante e radiante, a mais linda de todas!
"Hum, que legal! Mas... Deus sabe que se você comer seus lindos olhos irão se abrir e vão conhecer muitas coisas, e será como Ele, conhecendo o bem e o mal!"
Eva estava ouvindo muito bem o que aquela cobra estava dizendo. Todas as suas palavras! Seu coração poderiam palpitar muito mais forte e com um desejo incontrolável de experimentar o que aquela árvore poderia dar a ela. Em sua mente passavam-se muitas coisas, obviamente. Ela deveria ter imaginado que não seria bom e certo desobedecer a Deus. Mas como ela ainda não tinha conhecimento do bem e do mal, não haveria passado pela sua cabeça o que Ele poderia fazer com ela. E assim, o pecado foi concebido, a fruta proibida foi tocada e comida. E não satisfeita deu ainda a seu marido. E foi daí que hoje colhemos e plantamos tudo aquilo que Deus não aprova, conhecedores do mal. Conhecemos o bem, mas o mal é mais interessante e prazeroso, infelizmente.
Amigos, foi aí que a GUERRA começou! Eva ouviu as propostas da cobra (diabo), os seus olhos se atentaram aquela a fruta, sua mente trabalhou, seu coração a desejou e aceitou e a sua boca a mordeu com prazer. Já era!
Meditação:
Trazendo para minha vida, devo analisar muito bem as estratégias do diabo contra mim. Os meus sentidos são caminhos muito importantes na minha vida espiritual, uma vez eles sendo corrompidos dão abertura a minha morte. A guerra vem, com certeza! Não tenha dúvidas! Mas será que eu tenho sabido me defender corretamente? Como posso me proteger contra esse tipo de guerra? Através da Palavra de Deus e andando em Espírito. Somente assim, consigo fazer com que a vontade de Deus esteja acima de qualquer outra coisa. Um guerreiro sempre está pronto para as guerras. Será que eu estou pronta? Será que você está pronto (a)?
As maiores batalhas são travadas na mente, se você perde na mente, perde na vida inteira! Se você conseguir parar o pecado na mente, o pecado não será concebido porque é daí onde vem os piores desígnios. E talvez, a sua maior guerra seja com suas amizades, seus desejos, pensamentos... Avalie-se!
Até mais,
Juntos na fé.
Isabel
VOCÊ ESTÁ LENDO
GUERRAS DE UM SERVO
EspiritualPra você, o que significa a palavra guerrear? Todos os dias somos chamados a batalha, mas somente um verdadeiro guerreiro sabe enfrentar as suas lutas de frente, com o principal utensílio da rmadura: a fé!