Meu primeiro trabalho 1/3

4 0 0
                                    

"Liberdade pertence àqueles que possuem coragem para defendê-la."
Péricles

Desde pequena aprendi a respeitar as divindades e com meus pais não foi diferente. Mater repousa em solo pátrio entre duas oliveiras ao lado da nossa antiga casa. Em sua lápide está escrito:  "Aqui repousa Kallíope. Que a terra te seja leve!".  Já pater descansa no solo sagrado de Maratona (Batalha de Maratona - 490 a.C.) , onde os bravos guerreiros que ali perderam suas vidas contra os medos (Tribo ariana pertencente ao Império Aquemênida) foram enterrados.
Na tumba onde residem os plateanos está escrito numa lápide: "Lutando na linha de frente dos gregos, os plateanos em Maratona derrubaram o exército dos medos dourados.".
Levava e ainda levo o repasto fúnebre à mater em Plateias e em todos os anos vou em procissão a Maratona em Μεταγειτνιών
(Metagitnion - Agosto pelo calendário Ático), costume que levarei com meus ossos quando me juntar aos meus ancestrais.

No ano da batalha de Plateias (Batalha de Plateias - 479 a.C.) eu tinha onze anos de idade e seria a primeira vez que participaria da procissão anual até a Ática. Liderados pelos magistrados e pelo grande herói de meu povo, Arimnestos, mais uma vez fomos honrar nossos ancestrais. Após um dia de viagem chegamos no local da batalha e encontramos os Atenienses liderados por Aristides, o justo, Címon filho de Miltíades e Temístocles, herói em Salamina um ano antes.
Após cumprimentos de ambas as partes Aristides toma a palavra:

- Ateniense! Plateanos! Saudações a todos! Não há como não se emocionar ao olhar para esta planície e relembrar a batalha que aqui tivemos contra os medos. Se uma oráculo me dissesse que obteríamos a vitória, me custaria a acreditar. Confesso que em meu íntimo a dúvida sobre aceitar ou não a luta me era titânica, mas o desejo de ver nosso mundo livre das mãos persas clamou mais forte em meu coração. Na tarde anterior tivemos uma estranha surpresa ao ver nossos escravos e soldados rasos expelindo alguns inimigos a pontapés e xingamentos. Curioso como o deboche daqueles que mal tinham onde caírem mortos amedrontaram soldados do maior exército de nossa era.
O finado Miltíades fora escolhido para ser o estratego do dia e deliberou lutar. Independente de nossas diferenças e de meu exílio nos anos seguintes, Temístocles, agradeço-o por ter respeitado a decisão da maioria mesmo que contrária a sua, afinal, assim é a nossa democracia. Na manhã fatídica o caos foi instaurado pelo bravo Arimnestos e seus conterrâneos ao iniciar um ataque surpresa ainda de madrugada.
Provamos naquele dia a força de nossa falange ante a desordem bárbara e como estratégia e coragem pode sim superar desvantagem numérica. Sem sua cavalaria Artafernes presenciou seus arqueiros caírem pelos flancos e com a força das tribos de Leontis e Antiochis lideradas por Temístocles e eu quebramos o centro do inimigo.
Em pouco tempo os sobreviventes corriam aos navios como crianças em busca da proteção materna. O fator crucial de nossa vitória foi a coragem que tivemos em não recuar ante a chuva de flechas imigas além da sensibilidade dos homens dos flancos ao auxiliar nosso centro ao invés de perseguir os fugitivos. Infelizmente não tivemos auxílio vindo de Esparta, mas somos eternamente gratos pelo povo de Plateias em nos confiar seus mil homens que sem dúvida fizeram sim a diferença.
Como em qualquer conflito tivemos baixas, como a de nosso eterno Calímaco, grande polemarco que repousa neste solo sagrado.
Porém o dano por nós causados supera em muito nossas perdas, uma vez que conseguimos fôlego para nos preparar de outras investidas das hordas do leste.
Enfim, como uma alma sem repasto é uma alma atormentada, que iniciemos as oferendas.

Após estas palavras o magistrados iniciaram os ritos. Assim como Odisseu quando invoca o adivinho Tirésias no mundo dos mortos, um carneiro fora sacrificado ao pé da tumba.
Numa cova pães foram depositados para saciar a fome dos mortos, vinho e água foram vertidos para mitigar-lhes a sede. Pude levar uma peça de roupa para ser enterrada, para que assim meu pai pudesse usá-la nos Elíseos de ventos sempre amenos e grama sempre verde. Finalizado o rito a maioria prepara o acampamento, pois haveria jogos fúnebres até o entardecer.

Você leu todos os capítulos publicados.

⏰ Última atualização: Sep 21, 2020 ⏰

Adicione esta história à sua Biblioteca e seja notificado quando novos capítulos chegarem!

Kassandra - Memórias de uma mercenáriaOnde histórias criam vida. Descubra agora