Osmose Intelectual

14 1 0
                                    

O que é osmose intelectual?

Sabe como uma criança aprende hábitos e sua língua materna pelo mero contato com as pessoas ao seu redor? Da mesma forma que ela aprende tudo por osmose é possível (e ocorre com frequência) aprender coisas num geral pelo simples contato com outras pessoas.

Para que se fale em osmose intelectual devemos pensar nas pessoas e que as pessoas conversam, de forma simples existe dois tipos de conversa:
1. As que apresentam novas informações
2. As que não apresentam novas informações

Nesse sentido só o individuo que está conversando pode dizer se uma conversa é tipo 1 ou tipo 2.
Uma conversa ser nível dois não significa, necessariamente, que ela é trivial; na maioria dos casos ela é, mas até uma conversa sobre o tempo pode ser tipo 1 se o individuo recebe uma informação nova (que vai chover amanhã por exemplo).

Isso que apresentei é, simplesmente, uma categorização das conversas em dois tipos; essa categorização nos permite falar em osmose intelectual.
Para que exista uma osmose de conhecimento a conversa tem que ser tipo 1. A partir disso ocorre qualquer osmose intelectual.

Perceba, por se tratar de osmose é uma coisa que não se coloca um esforço real. Vou exemplificar para que eu me explique melhor:
Vamos supor que você tem um amigo que gosta muito de tecnologia num geral. Ao conversar com esse amigo, mesmo que não de tecnologia, você pode descobrir algumas coisas sobre tecnologia. Mesmo que seja, por vezes, um conhecimento mais raso ele é feito sem nenhum esforço. Se seu amigo te falar de tecnologia, usar termos mais técnicos e explica-los então o acumulo de conhecimento por osmose se torna ainda maior.
A grande coisa de aprender por osmose é que não se faz esforço, é totalmente diferente de estudar. Em aprendizagem de línguas, é recomendável fazer uma imersão na língua que se aprende; dependendo da língua é difícil aprender por osmose (já é difícil por si só), mas a ideia é cercar-se com o "assunto".
Digamos agora que você quer aprender xadrez:
Primeiramente você aprende os movimentos e chama alguém para que jogue com você, assim vai estar aplicando esse conhecimento. Entretanto só saber os movimentos não é suficiente, você tem que saber táticas de abertura, gambitos e outras coisas. Então você busca um clube de xadrez e lá pratica o seu jogo e aprende algumas coisas pela convivência, por osmose. Você pode jogar peão rei sem saber o nome, pode fazer uma defesa siciliana sem saber variante nenhuma.

You've reached the end of published parts.

⏰ Last updated: Oct 09, 2020 ⏰

Add this story to your Library to get notified about new parts!

Coisas Chatas Pra Ninguém LerWhere stories live. Discover now