1.2 Gêneros literários

58 9 15
                                    

Olá pessoas, como vão?

Mais um sábado de post e hoje falaremos sobre os gêneros literários, comentem ai qual o seu favorito para ler e/ou para escrever!

Vou fazer uma lista com alguns gêneros e suas características até onde conheço e pesquisei, se tiverem algo a acrescentar fiquem a vontade e vocês podem divulgar suas histórias comentando nos seus respectivos gêneros.

O gênero de uma história é definido pelo que nela se destaca, qual o foco principal. 

Aventura:

Na aventura geralmente os protagonistas embarcam em jornadas desafiadoras e acabam enfrentando muitos perigos. Um livro desse gênero (recomendado pelo google rs) é o " Volta ao mundo em 80 dias" de Julio Verne.

Ação:

Esse gênero se caracteriza principalmente por cenas de luta, perseguição, briga... A primeira coisa que me vem em mente ao pensar nesse gênero são os filmes do jackie Chan, acho dificil alguém não ter visto ao menos um na sessão da tarde(pelo menos da minha geração kkk)

Conto:

Conto é uma história mais curta, pode ser sobre qualquer tema desde que as situações desenrolem de maneira mais rápida, não no sentido de atropelar os fatos que você quer contar, mas contar de maneira objetiva.

Drama:

Ao pesquisar sobre esse gênero, aparece muito sobre o gênero dramático ter sido feito para encenar, mas observando livros e filmes poderia dizer que uma história dramática envolve assuntos e cenas que nos levam a sentir aquele aperto no peito, sabe? São temas mais sérios abordados de maneira intensa e evoca seus sentimentos algo como "A procura da felicidade".

Todos os gêneros podem causar sensações, mas o drama ele causa compaixão e até tristeza durante a narrativa.

Espiritual:

Esse tipo de história caminha para o lado da fé e autorreflexão, ele pode ser baseado em crenças religiosas ou não e na experiência dos personagens, principalmente o protagonista, com a própria espiritualidade e questões existenciais.

Fanfic:

Este gênero se refere a toda história feita por um fã. Ela pode ser sobre um artista ou até mesmo se passar em um universo de um livro que já existe, como por exemplo: Harry Potter. Este gênero também pode ser usado para satisfazer suas fantasias e desejos de vê um casal que você shippa na vida real, mas não estão juntos terem um relacionamento em um livro ou até mesmo como seu alter ego esbarrou no famoso da vez no starbucks, usando moletom e coque frouxo.

Fantasia:

Este é um gênero que se subdivide, mas no geral, ele centra-se na magia. Com ele você pode escrever sobre bruxas, lobisomens vampiros, sereias, fadas.... Enfim, pode usar sua criatividade para deixar a magica fluir. Exemplos de sucesso são harry potter, percy Jackson e crepúsculo.

As subdivisões dele são a Alta fantasia e a baixa fantasia.

      - Alta Fantasia: Acontece em mundos alternativos.

      - Baixa fantasia: Ocorre no mundo "real"

Indo além, acabei descobrindo que dependendo da mistura, existem outras classificações como Fantasia romântica (elementos de romance), Fantasia científica ( elementos científicos) e fantasia sombria (elementos de terror).

Ficção Adolescente:

Este é um gênero que envolve personagens adolescentes e tudo que envolve seu "mundo". Primeiro beijo, Romance de colégio e desenvolvimento da identidade são temas que podemos encontrar nesse estilo. Além disso, é possível trazer também algumas questões problemáticas que é comum nessa fase como gravidez na adolescência, uso de álcool e drogas, transtornos mentais e outros.

Ficção Cientifica:

Como na maioria dos gêneros o nome denuncia seu foco principal e com este não é diferente. É a ciência que ganha destaque neste gênero, você pode dar asas a sua imaginação e criar uma cidade futurística, falar sobre extraterrestres, sobre a teoria das múltiplas terras....Inclusive, muitas histórias de super heróis são consideradas como ficção científica.

Ficção Histórica:

Com esse vamos viajar ao passado, sentir agonia ao ler sobre épocas em que o patriarcado era ainda pior, mas também sentir a beleza de alguns romances. Você pode escrever sobre épocas ou marcos históricos, como as grandes guerras, Brasil colônia, a Europa do sec. XV, Não sou expert no assunto, mas acredito que dos anos 2000 para trás já está valendo. Alguém ai escreve esse gênero, me falem o que acham mais dificil nesse gênero?

Humor:

Não costumo acompanhar muito esse gênero e ele é bem óbvio, tem foco no humor. É aquela história para fazer rir, pode ter reflexão sim, mas tem aquela quebra de humor, sabe? É ótimo para fazer sátiras e criticas sociais de maneira mais sarcástica ou cômica.

Literatura feminina:

Este gênero é bem voltado para as  mulheres. Se pesquisar por esse gênero aqui no wattpad é possível encontrar diversas histórias que mais me parece romances, não sou expert então me corrijam se eu estiver errada, mas eu tive impressão que a literatura feminina teria uma proposta mais do tipo " empoderamento feminino", com pautas que nos atravessam enquanto mulheres e que nos faria refletir sobre esse lugar de ser mulher nesta sociedade.

Mistério:

Essa história se desenvolve em volta  algo que não foi solucionado e prende o leitor através da curiosidade pela solução do mistério.

Paranormal:

Envolve histórias que exploram a experiencia de situações além da compreensão científica como fantasmas, espíritos e outros seres sobrenaturais. Exemplo: Invocação do mal

Poesia:

Ah, esse gênero é uma beleza só, particularmente prefiro ver alguem recitando, pois, acho lindo. Mas, afinal, o que é uma poesia? É um texto escrito em versos, o qual brinca com as palavras expressando emoções e nos conta algo sobre o eu lírico que seria como o protagonista da poesia que pode ser o autor ou não.

"Eu sou feita de madeira

Madeira, matéria morta
Mas não há coisa no mundo
Mais viva do que uma porta.

Eu abro devagarinho
Pra passar o menininho
Eu abro bem com cuidado
Pra passar o namorado
Eu abro bem prazenteira
Pra passar a cozinheira
Eu abro de supetão
Pra passar o capitão.

Só não abro pra essa gente
Que diz (a mim bem me importa...)
Que se uma pessoa é burra
É burra como uma porta.

Eu sou muito inteligente!

Eu fecho a frente da casa
Fecho a frente do quartel
Fecho tudo nesse mundo
Só vivo aberta no céu!"

Vinicius de Moraes - A porta (1970)

Romance:

Esse é um gênero voltado para o amor, ele fala sobre personagens que se apaixonam e a superação dos obstáculos até que fiquem juntos.

Suspense:

O suspense também pode envolver mistérios, porém algo mais voltado para gerar mais tensão no leitor e também tem situações perigosas. Pensando nesse gênero lembro logo daquelas musicas que aparecem nos filmes que faz o coração acelerar.

Terror:

Esse é um gênero que eu corro porque sou muito medrosa, mas ainda tem aquelas pessoas que nem sentem medo ou até gosta de sentir. Mas a intenção desse gênero é assustar e causar medo portanto, pessoas cardíacas tenham cuidado e quem for cagona como eu, evita ler antes de dormir kkk

Observação: Algumas coisas eu me baseei no suporte do próprio wattpad, link no comentário.

Papo de escritores!Onde histórias criam vida. Descubra agora