Ola escritores!!
Hoje é o dia da bendita sinopse. Muitos ainda travam ao tentar criar uma sinopse, algumas questões se passam pela cabeça dos escritores: " e se eu falar demais e dar spoiler?" ou "e se não ficar interessante?"
Bem, não posso prometer que as inseguranças vão sumir, mas vou tentar passar algumas coisas que aprendi.
A primeira lição é que a sinopse siga a vibe da história, é importante que o tema central fique explicito. E lembrem, o tema central não é o plot da história.
Exemplo:
"Cada um tem o seu próprio tempo para tudo e com Nicolas não é diferente, apesar de ser um homem formado de 21 anos ainda tem muita insegurança em relação a sua sexualidade e a aceitação do outros. Não é atoa que ele tem muito a aprender com Filipe, seu colega de trabalho, Mestre em direito e crush supremo." (Como se fossemos um - Cissa Santos)
Reparem que eu não disse se Nicolas vai superar suas inseguranças ou como isso vai acontecer, muito menos se o seu amor é correspondido. Apenas deixei no ar o conflito central do personagem que precisará ser resolvido.
Outra coisa que eu amo ao criar sinopses é começar com alguma reflexão e essa é minha segunda dica, pois acredito que da profundidade a sinopse e para mim parece ser algo mais atrativo. O que vocês acham? Posso dar um segundo exemplo sobre isso:
"A dor da partida de um ente querido é maior do que nunca tê-lo conhecido? É provável que cada um tenha sua própria resposta, já que a dor é subjetiva assim como a forma de lidar com ela. A mãe de Isadora foi levada pela morte assim que a menina nasceu, seu pai se afogou no trabalho com o vazio de ter perdido o amor da sua vida e 15 anos depois a esperança volta a casa dos Becker e tem nome e sobrenome." (Univitelinas - Cissa Santos)
Vejam que depois da reflexão, eu contextualizo a história. Para isso, você pode iniciar fazendo resumos, você já tem sua história/ideia na cabeça ou escrita em algum lugar, então você escreve um texto corrido sobre a história, então você analisa e vai filtrando o que é essencial que vai ajudar a contextualizar a história nos contando sobre o que ela é e retirando o que é de spoilers ou informação excessiva. A partir disso você escreve a sinopse, relê quantas vezes for necessário para corrigir o português e vê se tem sentido.
Você também pode pedir opiniões de terceiros porque as vezes na nossa cabeça o que escrevemos faz sentido, mas quando alguém lê pode ser que a mensagem não esteja sendo transmitida da forma que quisemos.
Bem, são essas dicas que eu uso para criar minhas sinopses. Se você tem alguma outra dica, por favor, compartilhe nos comentários.
Ah! e deixem seu voto!
VOCÊ ESTÁ LENDO
Papo de escritores!
Non-FictionOi pessoa, este livro foi criado para dar algumas dicas de escrita. Aqui você encontrará: * Dicas gramaticais e de escrita *Dicas para construir capas *Dicas de divulgação *Entrevista com autores e mais! Para parcerias me chamem no privado! Adicione...