Olá pessoas!!
Hoje é dia de falar sobre roteiros. Eu gosto de roteiros, pois tem dias que estou mais inspirada tendo varias ideias, mas não tem como escrever tudo naquele momento e o roteiro acaba ajudando também naqueles dias em que não estou tão criativa.
Vou demonstrar para vocês alguns esquemas que podem ajudar!
O primeiro roteiro que faço é um resumo geral da história, quando estou bastante inspirada começo a escrever as ideias principais. Exemplo:
Personagem principal (aqui geralmente já decidi o nome) é uma jovem adulta que vai morar em outra cidade e fazer faculdade. Lá ela conhece alguém por quem se apaixona e eles vivem alguns conflitos até ficarem juntos.
Até aqui eu fiz um resumo bem geral mesmo e com o tempo aprendi a me fazer perguntas, como:
"Como eles se conhecem? Quais são esses conflitos? O que faz eles se apaixonarem? Como eles ficam juntos?"
Nessa parte de roteiro acabo escrevendo a ficha de personagem, o que ajuda bastante, mas isso é assunto para outro capitulo.
É comum que eu escreva bem mais que isso e chego a mudar algumas coisas ao longo da escrita, o roteiro não precisa ser rígido, ele é uma base e se você sente que algo que você planejou no inicio não está encaixando e você teve uma ideia melhor, está tudo bem mudar. Seja livre!
Outro tipo de roteiro que aprendi recentemente é o de cada capitulo, tanto você pode fazer um resumo do que você quer que aconteça quanto também dá para fazer um quadro na primeira linha você pode colocar algo como: Capitulo, objetivo e cenas. Pode colocar outras coisas também como os sentimentos ou dialogos. Vou por um exemplo abaixo:
Espero que tenha ajudado, comenta ai se já usou algum método de roteiro ou se prefere não fazer planejamento.
Até a próxima!!
VOCÊ ESTÁ LENDO
Papo de escritores!
NonfiksiOi pessoa, este livro foi criado para dar algumas dicas de escrita. Aqui você encontrará: * Dicas gramaticais e de escrita *Dicas para construir capas *Dicas de divulgação *Entrevista com autores e mais! Para parcerias me chamem no privado! Adicione...