I 19 I biblioteca

4.5K 463 2K
                                    

O pequeno Remus ainda tinha dificuldades de leitura, mas já havia dispensado os contos infantis, mesmo que ainda tivesse idade para lê-los sem qualquer tipo de julgamento, ainda assim a criança preferia os longos e imponentes livros com capas grossas e sofisticadas letras capitulares.

Eram esses os livros escolhidos por Remus, quase todas as tardes em que visitava o Sr. Slughorn na biblioteca, os altivos e expectantes livros costumavam permanecer nas prateleiras mais elevadas, por isso era certo que o bibliotecário tinha que alcançar os livros para o jovem leitor.

Mas de certa forma, essa proeza por parte do senhor tornava-se desnecessária quando o Lupin requeria que ele próprio alcançasse os livros na prateleira mais alta, sendo assim, o Sr. Slughorn permanecia ao lado desse enquanto ele subia as escadas cuidadosamente para alcançar um dos livros na ponta da prateleira. Durante tais ocasiões o Sr. Slughorn mantinha-se atento a qualquer deslize do jovenzinho que se esticava ansiosamente em busca de um exemplar, era um fato incontestável que o bibliotecário só podia respirar tranquilo novamente quando o pequeno Remus já tinha os dois pés firmes no chão e um sorriso brilhante de agradecimento entre os lábios.

- Sr. Slughorn - o pequeno jovem chamou a atenção do mais velho enquanto lia um dos livros, mantinha os braços apoiados cuidadosamente nas páginas claras.

O senhor confirmou que o ouvia, ainda observando seus próprios papéis sobre a mesa, não se incomodou em desviar o olhar para a criança, sabia que este, por certo, ainda observava o livro que tinha entre as pequenas mãos.

- O que são as divisões... oceânicas? - soletrou com dificuldade e lentamente a última palavra.

- Bem, essa é uma das formas de se definir os mares - respondeu ele fazendo mais algumas anotações em tinta escura.

No momento seguinte sua visão periférica observou Remus se levantar do local em que estava e sentar-se ao seu lado, alcançando o banco com um pouco de dificuldade, devido a altura. Assim que acomodou-se a criança cruzou os pequenos braços sobre a mesa alta e encaixou o rosto entre eles, enquanto observava o senhor mais velho sorrir.

- O que são os mares? - a voz infantil soou um pouco abafada por estar apoiada entre o antebraço.

- São alguns pedaços do oceano, grandes e belas extensões de água salgada, usada para o comércio e no transporte.

- Grandes extensões... pequenos pedaços... é como um céu? - inquiriu rapidamente.

Após uma risada baixa o bibliotecário respondeu.

- Talvez seja, Sr. Lupin, talvez.

Remus franziu a testa e não entendeu o motivo da risada, mas concordou logo em seguida ainda mais pensativo.

- Sr. Slughorn, podemos ir ver o mar esta tarde?

O olhar do senhor desviou-se dos papéis e observou a criança esperançosa ao seu lado.

- Temo que não seja possível, o porto mais próximo fica na capital, são dias de viagem, aproximadamente três - disse suavemente e em seguida voltou a atenção para as tarefas.

Após alguns segundos ouvindo o som dos sapatos da criança, que não alcançavam o chão, baterem distraidamente contra a madeira do banco, o senhor observou Remus ainda apoiado em seus próprios braços, pensativo.

- O senhor pode me encontrar mais alguns livros sobre o mar?

- Sem dúvidas, apenas deixe-me finalizar esse artigo.

O pequeno rapaz concordou, balançando a cabeça de forma exagerada e infantil.

Um tempo depois, quando o bibliotecário finalmente finalizou a tarefa e voltou-se ao pequeno leitor, pôde observar o jovenzinho em um profundo sono com o rosto apoiado na mesa, um fio de saliva escorria da boca entreaberta, umedecendo a manga do casaco.

incandescência || wolfstarOnde histórias criam vida. Descubra agora