Sobre possíveis tiros, porradas e bombas

44 7 8
                                    

     O que eu vou dizer vai soar óbvio, mas é difícil de pôr em prática (para mim, ao menos). E polêmico. E causa de vários textões de Twitter e Facebook.

     Primeiro tópico: por mais que a personagem que você crie seja uma boa pessoa, boas pessoas fazem coisas problemáticas.

     Vai doer ouvir isso (e me dói muito escrever): pessoas podem ser racistas, xenofóbicas, machistas e homofóbicas até certo ponto e continuarem sendo consideradas boas.

     Portanto, suas personagens boas tanto podem fazer coisas problemáticas e terem opiniões e posicionamentos considerados errados quanto personagens antagonistas tiranas podem ter opiniões e posicionamentos e ações consideradas certas. Pessoas não são preto e branco, e sim camadas de cinza.

     Segundo tópico: @ autor@ não necessariamente concorda com a visão retratada numa obra e/ou por uma personagem, e por isso o distanciamento é importante.

     A personagem principal pode ser uma ateia e feminista de 19 anos falando sobre como lutou na legalização do aborto enquanto o autor é um homem de 50 anos fundamentalista islâmico do Irã.

     Compreenderam?

     Por a grande parte da população não fazer ideia desses dois tópicos e viverem na época onde exposed e cancelamento são algo comum, o que não falta é facada, cadeira voando, tiro, porrada e bomba gratuitas.

     Mesmo que você não escreva e for um(a) simples leitor(a), saber de ambos os tópicos que mencionei evita que você cancele alguém sem necessidade e não odeie/ ame @ autor(a) tão cedo.

     Espero não ter minha cabeça arrancada e exposta em praça pública por tocar no assunto. Sou jovem demais para morrer e todos têm o direito de abrir um debate saudável e respeitoso sobre o assunto.

Beijos e roteiros,
                     Aliindaa.

De escritor para escritorOnde histórias criam vida. Descubra agora