#FicaDica, beninaxxx

51 10 29
                                    

YO!

Pessoinhas do meu coração, aqui vão umas dicas que teriam feito a minha vida mais fácil se eu tivesse descobrido elas mais cedo.

1- Bota. Ponto. Final.

( Quando eu comecei a escrever como Hobby, eu nem sabia colocar ponto no meio do parágrafo. SoCoRrO.)

Sabe quando você quer dar bastante ênfase a algo sem usar a itálica ou o negrito? Use. Pontos. Finais.

Eles fazem você ler um pouquinho mais devagar e fixa bem o que você escrever. E, dependendo do contexto, dá um suspense.

2- Não fale, MOSTRE!

Essa é famosa.

Simplesmente descrever como uma cena aconteceu pode tornar o trecho maçante. Fica bem mais dinâmico se você colocá-la em ação no livro.

Em outras palavras, mostre o que aconteceu ao invés de descrever o que aconteceu.

É claro que não dá para fazer isso com todas as cenas. Algumas precisam ser encurtadas. Mas, se ela tiver certa importância, se dê ao trabalho de mostrá-la, e não simplesmente descreve-la.

3- Deeeeixa aconteceeer NAAAATUUURALMEENTEEEE

Simplesmente põe para fora do jeito que parecer mais natural e lógico para você, e depois vai editando e corrigindo. A narrativa fica mais fluída, você se diverte mais e fica mais realista e único.

Não deixe de fora os pontos principais, mas se quiser cortar/ adiantar/ atrasar alguma cena ou informação, corte/ adiante/ atrase e deixa para pensar melhor na hora da correção e revisão.

4- Não é massa de pão, mas deixe descansar

Não deixe para corrigir e revisar logo após terminar de escrever. Salve seu progresso, vá fazer outra coisa, e depois de pelo menos dois dias sem pensar nesse cap pronto, corrija e revise.

Isso vai ajudar a encontrar erros gramaticais e incoerências narrativas com muito mais facilidade.

5- Uma pitada de drama e três colheres de esforço

Não seja raso nas descrições de emoções e reações dos seus personagens. Algumas palavras e expressões fazem toda a diferença no impacto que a cena tem no leitor e no realismo e na precisão do trecho.

Ex1: Pascoalino chorou histericamente.
Ex2: Pascoalino chorou histericamente sem nem emitir som, apesar de soluços mudos fazerem seu corpo todo vibrar.

Perceberam a diferença?

6- Sinônimos iguaizinhos

Para evitar que seu texto fique maçante e repetitivo, você deve usar palavras com significado semelhante para intercalar. É só jogar no Google que aparece.

Só tome cuidado para não usar palavras com um nível de formalidade muito maior que o texto que está escrevendo e para não acabar usando uma palavra com um significado muito diferente do que você queria e precisava.

7- Descrevendo o bonde todo

Trechos descritivos são odiados por leitores por serem maçantes e poucos dinâmicos.

     Como eu burlo isso? É bem mais simples do que parece.

     Ao invés de você escrever dois parágrafos de seis linhas de uma vez, escreva um parágrafo de no máximo quatro linhas com as informações mais básicas e fundamentais para a cena funcionar e vá enfiando detalhes nos parágrafos seguintes, nas ações e falas.

     É claro que não é a melhor e mais eficaz maneira de fazer uma descrição dinâmica. Pode acabar que o leitor imaginou de outra forma ou causar confusão. Porém, é uma alternativa.

     Espero ter ajudado. Se eu soubesse disso quando mais nova, eu provavelmente estaria melhor que hoje.

     FELIZ NATAL, CAMBADA! Espero que tenha sido uma noite e um dia agradável e que tenham enchido a pança de comida gostosa!

Beijos e roteiros,
                     Aliindaa.

De escritor para escritorOnde histórias criam vida. Descubra agora