"A Promessa de Uma Dama" se passa bem ao final da década de 90 no século XIX.
Por conta disso e pela Espanha não ser vista muitas vezes como a casa dos romances de época, eu decidi fazer um post habituando vocês do que vem por aí.
A Espanha do sécuo XIX seguia a moda e as regras dos países em geral da Europa.
Ela acompanhou o desenvolvimento industrial britânico e investiu em ferrovias, além de continuar a exportar seus bens mais precioso: o azeite de oliva e o vinho.
Na nobreza, não faltavam casas aristocratas falidas. No fim do século XIX, a família real já não distribuía terras e títulos aos nobres com tanta frequência. E apesar da pompa da corte ainda existir, títulos poderiam ser comprados de um aristocrata por um burguês por exemplo.
As damas da sociedade, deveriam seguir os rigidos protocolos instituidos pela classe aristocrata do restante da europa. Engana-se ao pensar que na Espanha as mães não eram casamenteiras e a temporada de eventos com bailes e piquiniques ao ar livre não existiam no país mediterrâneo.
Com graça, as roupas mesclavam tons pastéis, e com uma leve anca de pano. A mantilha e a peineta são objetos típicos da Espanha e não faltavam a uma dama ao sair de casa.
A touradas estão no ápice de sua glória nesse momento no país. Os festivais são comuns no sul da Espanha e Sevilha (o local onde se passará nossa história) é o coração de tudo isso.
Há todo um ritual para a realização das mesmas. (até hoje) E as apostas são altas para cada sessão com um touro. Apesar de haver relatos de mulheres toureiras no século XIX, foi em 1895 que uma pedido popular, levou a proibição das mulheres na arena.
A família Casanova, em "A Promessa de Uma Dama" é uma importante família na região de Andaluzia. O Barão de Altamira foi condecorado por sua majestade a rainha Isabel II, após lutar por ela (e o direito de reinar) nas guerras Carlistas. (onde a rainha guerreou contra o próprio tio)
Um sobrenome que atravessou as fronteiras romanas e instituiu poder na Espanha.
Eric Casanova é o filho mais velho do Barão de Altamira. Apesar da responsabilidade em herdar o título, ele é um homem aventureiro que encontrou nos negócios a chave para fazer-se poderoso. A família exporta os melhores produtos de toda a Espanha para o mundo. O responsável por tudo isso é Eric, que lidera as viagens de exportação no barco da família através dos oceanos.
Já Isabel Fuentes não é da nobreza. Viveu uma vida confortável ao lado do pai médico em Madrid, e após sua morte foi para Sevilha viver sob a tutela do tio um famoso comerciante de cerâmica da Andaluzia. A burguesia tinha os bolsos cheios, mas não os sobrenomes certos...
É isso pessoal!
No próximo fim de semana começamos pra valer!
Vem aí, A Promessa de Uma Dama ♥
VOCÊ ESTÁ LENDO
A Promessa de Uma Dama (Degustação)
ChickLitEspanha 1892 Isabel Fuentes tenta refazer sua vida sob o céu brilhante e as águas cristalinas da Andaluzia, após a morte de seu pai. Em um novo lar, ela é acolhida pelo tio, um famoso comerciante, e tenta se adaptar aos novos costumes da região. Por...