Diante do exposto, fica evidente a importância de cada conhecimento e de sua compreensão para uma melhor evolução da sociedade, pois se constata neste artigo a relação entre cada um deles, como também seus objetivos, campo de atuação e suas características. Logo, as conclusões tiradas fazendo-se uma síntese de todos os temas tratados, consistem em dialética; uma dialética que ao logo do discorrer de cada temática foi possível desvelar suas relações intrínsecas e essências nos diferentes campos de conhecimento que compõe a essência do ser enquanto indivíduo consciente.
Com o conhecimento científico evidencia-se seu caráter rigoroso dado pela comprovação de seus enunciados. O senso comum, sendo o oposto, desdenha de comprovações, tendo um posicionamento subjetivo que resulta em meras opiniões de forma análoga ao conhecimento teológico, entretanto, este último apresenta-se de modo sistemático e com embasamentos de fé. Por fim, o filosófico é o tipo de conhecimento que busca harmonizar todos os demais com uma criticidade axiológica.
Foi possível obter por meio de pesquisas bibliográficas, informações que possibilitaram delimitar as relações entre cada um dos conhecimentos abordados. Aranha, Heidegger, Gadamer, Lakatos, Maconi, Gusdorf, Reale, dentre outros, foram substanciais para obtermos a resolução do assunto apresentado, além de complemento para o corpo do mesmo, tornando possível a finalização deste.REFERÊNCIAS
ARANHA, Maria. A consciência mítica. In: Filosofando: introdução a filosofia. 2 ed. São Paulo: Moderna, 1993. p. 53-59.
______, ______. Do mito a razão: o nascimento da filosofia na Grécia antiga. In: ______.______. 2 ed. São Paulo: Moderna, 1993. p. 62-67.
FRANCELIN, Marivalde M. Ciência, senso comum e revolução científica: ressonâncias e paradoxo. Ci. Ins., Brasília, v. 33, n. 3, p. 26-34, set./dez. 2004.
GINZBURG, Carlos. Sinais raízes de um paradigma indiciário. In: Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. (Tradução de Federico Carotti). São Paulo: companhia das letras, 2003. p. 151.
GUSDORF, Georges. A consciência intelectual. In: Mito e Metafísica. (Tradução de Hugo di Prímio Paz). São Paulo: Convívio, 1979. p. 108-192.
MARCONI, Maria. LAKATOS, Eva. Ciência e conhecimento científico. In: Fundamentos de metodologia científica. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2003. p. 75-80.
MORAIS, Regis de. Filosofia da ciência e da tecnologia. 5 ed. São Paulo: Papirus, 1988.
MORIN, Edgar. O multidimensional e o inseparável. In: O método: conhecimento do conhecimento. (Tradução de Juremir Machado da Silva). 5 ed. Porto Alegre: sulina, 2015. p. 18.
PINHEIRO, Cintia Braga Ferreira. O conhecimento cientifico e sua comunicação. In: A construção do conhecimento cientifico: a web semântica como objeto de estudo.[s.c.] Marilia, 2008. p. 45.
REALE, Miguel. Introdução a filosofia. 4 ed. São Paulo: Saraiva, 2002. 179 p.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Apresentação dos tipos de conhecimento: o conhecimento como essência do ser
Документальная прозаConhecimento científico, popular, teológico e filosófico