Em contraste com os demais tipos de conhecimento, o conhecimento filosófico se apresenta como sendo a base de todos os saberes, ao passo que a teologia tem embasamento na crença e em um ser divino infinito, a filosofia procura uma explicação lógica assim como a ciência, no entanto, também se desviando do conhecimento científico, o conhecimento filosófico não projeta suas pressuposições a partir dos experimentos, mas sim da experiência, o que chega a ser algo parecido com senso comum, a discrepância, entretanto, está na metodologia empregada no conhecimento filosófico.
A filosofia tem como objeto de estudo as idéias e suas relações, além de si mesma, em razão disso, entende-se que a filosofia é tanto crítica de todos os saberes como dela própria, mostrando-se ser um saber que busca a universalidade da realidade e da vida. A partir de fragmentos providos da experiência e dos demais saberes, o conhecimento filosófico como compreensão crítico-sistemática, delimita uma correlação lógica entre cada um deles a fim de encontrar uma realidade que engloba as demais. Sobre o conhecimento filosófico, Miguel Reale (2002, p. 15) diz:“Este é próprio de quem saiba captar e renovar os problemas universais sobre o cosmos e sobre a vida, procurando satisfazer as exigências atuais, significantes por novos e por velhos problemas situados em diversos ciclos histórico-culturais… há certa verdade, portanto, quando se diz que a filosofia é a ciência das causas primeiras ou das razões últimas: trata-se, porém, mais de uma inclinação ou orientação perene para verdade última, do que a posse da verdade plena."
Dado que a filosofia é a busca das causas primeiras e razões últimas em virtude da universalidade das coisas, e que seu método consiste em enunciados não verificáveis pelo experimento, mas por hipóteses providas da experiência, é possível dizer com todas as palavras, que o instrumento de trabalho da filosofia é puramente a razão, em decorrência da sua falta de evidências, nota-se o caráter axiológico da natureza filosófica, a valoração da filosofia permite que a mesma designe a importância de cada fragmento pensado, pois a filosofia é a atitude reflexiva crítico-axiológica.
O campo de atuação do conhecimento filosófico se dá por todos os campos, ou seja, toda a realidade, o que é ligeiramente presumível mediante ao que já foi exposto, sendo assim, a filosofia (ou conhecimento filosófico) se debruça em todos os aspectos da realidade, não só a realidade, mas também do que foge a mesma, o que se evidência na metafísica (ou filosofia primeira), o conhecimento filosófico sempre estará na essência de todos os saberes, pois se encontra em uma busca infindável pela universalidade das coisas, da realidade e da vida. Suas características:a) Valorativo;
b) Racional;
c) Sistemático;
d) Não verificável.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Apresentação dos tipos de conhecimento: o conhecimento como essência do ser
NonfiksiConhecimento científico, popular, teológico e filosófico