Conhecimento popular

4 0 0
                                    

          O conhecimento de senso comum (vulgar ou popular) é denominado como um conhecimento sem embasamentos teóricos, geralmente adquirido com experiências vividas ao longo da vida, formulado a partir de suposições e/ou através de ensinamentos por outros indivíduos, se fundamenta com base em estados de animo e emoções, sendo assim superficial, pois não há a verificação dos fatos.
          Portanto, este é um conhecimento que vamos adquirindo à medida que as circunstâncias o vão ditando, nos limites dos casos isolados, diferente do conhecimento cientifico. Na opinião de Lakatos e Marconi (2007) "o conhecimento popular não se distingue do conhecimento científico nem pela veracidade nem pela natureza do objeto conhecido: o que os diferencia é a forma, o modo ou o método e os instrumentos do 'conhecer'".
          Este surgiu a partir da necessidade do homem ao adquirir o conhecer em seu cotidiano, tendo inicio nas noções básicas de sobrevivência desde o primeiro ser humano na Terra, como em exemplo o historiador Carlos Ginzburg afirma:

"Por milênios o homem foi caçador. Durante inúmeras perseguições, ele aprendeu a reconstruir as formas e movimentos das presas invisíveis pela pegada na lama, ramos quebrados, bolotas de esterco, tufos de pelos, plumas emaranhadas, odores estagnados. Aprendeu a farejar, registrar, interpretar e classificar pistas infinitesimais como fios de barba. Aprendeu a fazer operações complexas com rapidez fulminante no interior de um denso bosque ou numa clareira cheia de ciladas''. (GINZBURG, Carlos. 2003. p.151.)


          Assim, este conhecimento por não permitir a formulação de hipóteses sobre a existência de fenômenos situados além das percepções se caracteriza por ser:

a) superficial;
b) sensitivo;
c) subjetivo;
d) assistemático;
e) a-crítico.

          O conhecimento de senso comum é deveras importante para o ser humano, apesar de muitas vezes surgir de boatos, superstições, costumes, tradições, entre outros, é relevante para o desenvolvimento social e cultural, este tipo de saber esta diretamente ligada na busca de fornecer orientação ao homem, às experiências vividas por tal seja ela por um sofrimento ou uma experiência tradicional o faz não cometer os mesmos erros do passado.
          No ponto de vista histórico, os filósofos Heidegger e Gadamer, fazem uma relação entre os problemas da historicidade e o conhecimento do senso comum, ou seja, a experiência histórica humana esta diretamente ligada ao equilíbrio do saber e do agir ao longo dos tempos, as decisões tomadas ate o exato momento tem grande relação entre a experiência vivida, suposições e/ou experiências passadas de um para o outro.
          Os malefícios de tal, no entanto, são que, nem sempre estes conhecimentos estão corretos, pois não há verificações e acaba sendo encarado como uma verdade, deste modo viver apenas do conhecimento popular trás o risco de não haver uma visão critica do acontecimento e/ou fato, retirando um conhecimento mais profundo acerca deste.

Apresentação dos tipos de conhecimento: o conhecimento como essência do serOnde histórias criam vida. Descubra agora