O vício escraviza o espírito ao alimentar subitamente a carne com prazeres efêmeros. a falta, a necessidade, a dependência e o desespero levam um indivíduo ao vício e ao fracasso, visto que não há felicidade naquilo que não permanece; muito pelo contrário, a vitalidade após o ato consciente, isto é, ação com entendimento das consequências, se esvai como uma poça d'água em mais um dia ensolarado, dando vez ao vazio interior que se instala como um invasor convidado a entrar.
Nicotina, Álcool, Heroína, Cocaína e Crack são as dependências químicas mais conhecidas entre as pessoas. mas, o vício não se limita somente a isso; hoje a definição mais aceita pela OMS (Organização mundial da Saúde) é: doença física e psicoemocional. ora, doença física é tudo aquilo que compromete a estabilidade do corpo. mas, psicoemocional? sim! o viciado busca um scape para seus problemas emocionais e consequentemente um relaxamento provisório. é uma fuga da realidade, tratada para a psicologia moderna como um transtorno mental. portanto, não seria absurdo dizer que há viciados em trabalho, comida, jogos eletrônicos, sexo, medicamentos, redes sociais, apostas, celulares, pornografia... esses são apenas exemplos daquilo que não é literalmente ingerido e consequentemente perigoso ao sistema físico, mas que em tempos modernos podem sim ser considerados os mais comuns e nocivos à sanidade mental.
É incontestável que o vício é uma das chagas da humanidade. o número de dependentes hoje é extenso, isso se da em virtude dos avanços constantes do mundo que aos poucos tende a tornar tudo mais prático, mas essa praticidade acaba por levar muita das pessoas ao mau do século 21, a pornografia: um vício, um distúrbio, uma compulsão; afinal, quem consome internet, consome pornografia. ela está em toda parte. apesar dos problemas ocasionados pelos estímulos visuais serem motivos de debate entre a sociedade científica, o número de relatos é preocupante. em 2019 a quantidade de membros no fórum do movimento NoFap (ver mais informações no capítulo seguinte) do Reddit passavam dos 450 mil. oque mais chama atenção é a concentração de homens, estimada em 95%, enquanto o restante representam as mulheres, ou seja, 5%.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Censurem a Pornografia
SpiritualPara erradicar um hábito nocivo, é necessário desmascará-lo. A Pornografia que iremos abordar aqui é a verdadeira e única pornografia conhecida nos tempos modernos: um dos vícios mais perigosos e abomináveis do século 21. não é ''educação sexual'' é...