Dopamina e Serotonina

557 12 0
                                    

     Temos em nosso corpo alguns neurotransmissores responsáveis por certas emoções. dentre eles, destacam-se a Dopamina e a Serotonina.

     A Dopamina é um neurotransmissor que quando liberado causa aquela sensação de prazer e aumenta a motivação. ela é importante e está presente em todas as atividades que nos proporciona a satisfação. o problema é, quando alimentamos determinado vício, inundamos o cérebro com dopamina, ou seja, essa substância faz com que fiquemos mal acostumados. coisas simples já não satisfaz. ir ao parque fazer uma caminhada, conversar com amigos, meditar ou simplesmente ler um livro serão insuficientes para nutrir o desejo compulsivo.

     O Cérebro, se acostumando com as imensas quantidades de dopamina, passa a ''destruir'' alguns receptores químicos que agem como inibidores. com menos receptores, o órgão mais complexo do corpo entenderá que nunca haverá dopamina o suficiente. o indivíduo viciado buscará, portanto, outros vídeos compulsivamente (no caso da pornografia) até sentir um prazer maior que o anterior; iniciando assim o ciclo vicioso e nocivo.

     A serotonina por sua vez, é um neurotransmissor que, assim como a dopamina, atua no cérebro, estabelecendo comunicação entre as células nervosas; mas também pode ser encontrada no sistema digestivo. uma de suas funções é: regular o humor, apetite, rítimo cardíaco, sono e etc. a sua relação com a pornografia e masturbação se deve ao fato de ser liberada em quantidades significativas após o orgasmo, dando aquela sensação de prazer e relaxamento. os viciados mais uma vez criam uma dependência a esse neurotransmissor. muitos não conseguem dormir sem antes assistir a pornografia e conseguinte desfrutar de um orgasmo. acontece que esse efeito de ''felicidade'' pós prazer é efêmero e rapidamente, dependendo do nível de obsessão, pode dar  vez ao sofrimento causado pelo arrependimento.

Censurem a PornografiaOnde histórias criam vida. Descubra agora