{ Breve apresentação }

115 22 9
                                    

'Crônicas de Além-Mar' é uma história antiga. 

Não antiga por acontecer em um passado distante, imemorial, tão remoto que de registros só restaram pergaminhos surrados.

É antiga porque é velha mesmo. BEM velha!

Ela é basicamente um fóssil (sem classificação ou nome científico) que encontrei revirando meu email. Deve ter uns 10 anos, talvez mais. Não se chamava 'Crônicas de Além-Mar' ainda. Na verdade, até uns 20 minutos atrás, nem nome tinha! Mas encontrei lá na caixa, li, gostei e resolvi postar. Por que não?

O escrito até agora, que considero - fazendo valer a boa vontade que todos devemos ter com nossas próprias criações -  como indo do primeiro ato ao incidente que desencadeia a história, foi feito sem qualquer planejamento, estrutura ou pretensão. Dá pra dizer que foi um puta exercício de free handwriting (expressão que sem dúvida tem tradução, mas a prepotência me impede de usar), impulsionado exclusivamente pelo prazer de transformar em conjuntos de palavras sequenciadas as maluquices que surgem na cabeça. Coisa que gosto muito e faço pouco. Sina de todo pseudo escritor. 

Um pouco da história tem paralelos com outra obra que coloquei aqui no Wattpad, Luz e Sombras. 

Loucuras como viagem no tempo, dimensões paralelas, planos de realidade, multiverso. Acho que, de certa forma, isso acaba se repetindo em tudo que escrevo. Sempre tive interesse e curiosidade em saber se, de fato, para cada porta que se abre, um único e inevitável caminho surge. Não sou muito fã dessa ideia. Não acho que isso seja fruto de alguma insatisfação minha com a realidade ou ilusão de que, atrás de algum portal ou buraco de minhoca por aí, exista um universo perfeito, povoado só por pessoas boas que sorriem o dia todo, comem coxinha e não engordam e cagam perfumado. Nada disso. O bom e o ruim tão sempre misturados na feira, a gente sempre vai acabar levando um pouco de cada pra casa, não tem jeito. Mas é legal imaginar que tudo que foi feito de uma forma poderia ter resultado completamente diferente por uma mudançazinha de nada.

O Efeito Borboleta, sabe? Pode ser com Ashton Kutcher, mas é legal pra caralho assim mesmo.

Divagando menos e voltando à relação entre as obras, interpreto como se elas partilhassem características, mas acontecessem em 'camadas' (por falta de palavra melhor) diferentes. 'Luz e Sombras' está num nível mais elementar, fundamental, analisando a criação e extinção dos mundos, e a energia que movimenta esses acontecimentos. 'Crônicas de Além-Mar' é algo mais localizado, restrito. Ainda que vá apresentar certas 'viagens', ele trata essencialmente de como os habitantes de determinado mundo lidam com a energia. A explicação é um pouco abstrata, mas, ao longo da história, fica mais concreta.

Eu, claro, como pai das duas crianças, indico a leitura de ambas. E ainda forço com um 'ahh, é legal ler as duas também porque uma complementa a outra, tem referências, easter-eggs, blablabla'.

Em sucinto resumo (e evidente pleonasmo) dos protagonistas, a história segue Lucah, jovem que, como todo jovem que se preze, não sabe bem o que quer da vida justamente porque quer ser de tudo um pouco. Ele perdeu os pais há alguns anos, e trava uma batalha interna com isso. Um pouco à frente, ele conhece Clara. Clara é, bem, um mistério. Um mistério para Lucah, para a própria Clara e, por enquanto, até para este humilde escriba que vos fala. Eles vão bater cabeça, se meter numa furada e ir parar em Além-Mar, o que já deve ter sido deduzido por esta distinta e qualificada audiência.

E chega disso. O 'breves' do título tendo ido para o cacete, vou deixar que o ranzinza Lucah e Clara (essa sempre econômica com as palavras) tomem as rédeas a partir do 'Era uma vez'.

Muito obrigado e um abraço,

Vítor. 



Fendas no Equilíbrio  (As Crônicas de Além-Mar - Livro 1)Onde histórias criam vida. Descubra agora