Tristeza

57 31 0
                                    

O que é tristeza? O que é se sentir triste? É sentir-se impotente perante algo? É sentir falta de alguma coisa ou de alguém?

A tristeza é uma emoção, um sentimento, típico de nós, seres humanos. Ela é caracterizada pela falta de alegria, pelo desânimo, pelo desalento, pelo pranto, pelo pesar, pela dor que não precisa ser física, visto que muitas vezes ela é mais emocional.

Se você procurar em um dicionário o que é tristeza, ele lhe dirá que é um sentimento, um ato de sentir-se triste, melancólico, abandonado, desmotivado, arruinado, rasgado, usado. Mas e para nós, seres humanos, de carne, osso e sentimento? O que é tristeza?

Pra alguns, é o sentimento que nos deixa para baixo, que nos faz sentir como se fossemos a última das pessoas, aquela com quem ninguém se importa, com quem ninguém quer estar. É aquilo que faz com que não tenhamos vontade de seguir em frente, que faz com que não tenhamos nem vontade de reagir as coisas do dia a dia que acontecem na nossa vida.

A tristeza é algo muito ruim, tanto que, as vezes, é melhor estar doente do que estar triste, pois, se você está doente, você vai ao médico, toma um remédio, e se cura, mas se você está triste, é necessário fazer algo muito radical para que essa tristeza, para que esse sentimento ruim vá embora, caso contrário, ele te leva cada vez mais para baixo até que nada mais faça sentido, até que tudo pareça cinza, até que o cotidiano se torne tão monótono que você não queira mais estar ali.

Mas para mim, para mim é a falta, é a decepção, é a raiva. É a mistura de muitos sentimentos. É deitar-se à noite e não conseguir dormir. É chorar sem saber o motivo. É um sentimento que vem em momentos onde não estamos bem ou quando coisas ruins/desagradáveis acontecem e nos empurra, buscando espaço em nossas vidas da forma mais dolorosa.

O mais engraçado, e também o mais trágico, na tristeza, é que ela pode vir de qualquer lugar e ela pode chegar a qualquer momento. Por exemplo, certa noite, eu estava jantando com meus pais, rindo e conversando, e então me lembrei daquele crush que me rejeito... Nossa, doeu na hora. Quem nunca? Quem nunca lembrou-se do crush, do nada, e sentiu aquela vontadezinha de chorar? Aquela desordem emocional que nos faz querer sair correndo? Aquela fisgada em uma ferida que parecia já ter cicatrizado, mas que ainda dói? Que ainda mexe com as nossas estruturas emocionais?

A tristeza, no fim as contas, é um os piores sentimentos aos quais somos suscetíveis. Ela nos dobra, nos rasga, nos deixa no chão de diversas formas e, na maioria das vezes, não há nada que possamos fazer para evitá-la. Mas não devemos ficar desesperados, pois, como tudo na vida, a tristeza é algo que passa. E depois que passa.... Bem, depois que ela passa, vem a alegria. 

Os Sentimentos ContamOnde histórias criam vida. Descubra agora