capítulo 13

0 0 0
                                    

Era a vez da terapêutica.

Simão Bacamarte, ativo e sagaz em descobrir enfermos, excedeu-se ainda na diligência e penetração com que principou a tratá-los.

A esse ponto todos estão de acordo que o alienista fez "curas pasmomas, que excitaram a mais vica admiração em Itaguaí."

Com efeito, era difícil imaginar mais racional sistema terapêutico. Estando os loucos divididos por classes, segundo a perfeição moral que em cada um deles excedia as outras, Simão Bacamarte cuidou em atacar de frente a qualidade predominante.

Ele aplicava a medicação que pudesse trazer a tona o sentimento oposto; e não ia.logo as doses máximas, - tinha toda uma análise antes, que passava de idade, temperamento, status social. Bastava coisas simples para os alienados serem recolhidos.

Mas sempre eram curados, de alguma maneira muitas vezes bizarras, mas sim, curados.

No fim de cinco meses e meio a Casa Verde estava vazia, todos curados.

Ninguém ficou muito tempo na Casa Verde, o padre Lopes ficou certa de dois meses, já a esposa do boticário, não ficou tanto tempo e não lhe faltava chamegos. 

Houve um cara chamado Plus Ultra! Eu sei, nome bizarro, ele em vez de sair da clínica feliz, saio angustiado, cheio de teorias conspiratórias e sobre diversos assuntos.

Após ver isso Bacamarte começou a se preocupar, será que não haveria sequer um insano em Itaguaí? E depois de várias conclusões e um pouco mais de estudo, ele chegou a conclusão de que todos em Itaguaí era loucos.

Simão achou em si os característicos do perfeito equilíbrio mental e moral; pareceu-lhe que possuía a sagacidade, a paciência, a perseverança, a tolerância, a veracidade, o vigor moral, a lealdade, todas as qualidades enfim quem podem formar um louco "varrido."

No final de tudo, esse desajuizado se recolheu a Casa Verde, vê se eu posso com uma coisa dessas, alguns messes depois ele morreu.

Vários boatos surgiram, alguns afirmavam que o louco em Itaguaí era apenas ele e outros apenas não sabiam o que falar, o mais cômico de tudo é que parte desses boatos vieram da bota de padre Lopes, homem que por sua vez sempre exaltava Bacamarte, que velho puxa saco.

Fim.

A casa verde Onde histórias criam vida. Descubra agora