NINO NÃO ENTENDEU DE CARA o que aconteceu depois que ele fechou os olhos temendo o pior enquanto Juca da vendinha segurava o canivete de Dudu. Em um instante o mundo parecia perdido com todos aqueles moleques em volta incentivando aquele circo dos horrores, e no outro, só se via aqueles sujeitos correndo dizendo que a barra tinha sujado.
Quando Nino abriu os olhos novamente e viu sua avó com os braços cruzados olhando para Juca da vendinha como uma leoa, o mundo poderia acabar em paz, os dois garotos respiraram aliviados.
— Cê tá achando que é quem pra fazer traquinagem com meu neto, rapaz? — Bigodão deu um passo à frente.
Juca da vendinha soltou o canivete no chão, era o único de seus amigos que havia sobrado ali, tentou falar alguma coisa, mas nada saia de sua boca, o valentão estava morto e agora sobrava apenas o garotinho indefeso, com medo do mundo.
— Ele ia machucar nois com canivete! — Dudu não se aguentou e disparou a falar, dizendo inclusive que o canivete era de Juca e que ele vivia o exibindo para cima e para baixo.
— Isso é mentira, eu achei esse canivete na mala! — finalmente conseguiu falar, em uma tentativa errônea de se defender.
— Eu num acredito nocê. — Bigodão chegou ainda mais perto, podia até ouvir os batimentos acelerados do sujeito se prestasse atenção. — Agora eu quero que cê me diga: porque tava ocê e sua turminha batendo neles?
Novamente Juca da vendinha perdeu a voz, suas pernas estavam bambas, sua face exibia um semblante preocupado, de medo e suplica, tentando de alguma maneira deixar todos os presentes com pena.
— Ele fez isso porque era apaixonado na Julieta e ela num quis nada com ele. — Nino encarou Juca com tamanha satisfação que a raiva dentro do sujeito cresceu mais ainda. — Foi mais de três vezes que a Julieta veio me trazer e ele ficou no pé dela, mas a Julieta é moça direita e não fica com ninguém, aí ele ficou brabo e quis descontar em mim.
Maria Bigodão voltou a encarar o sujeito, agora não envolvia apenas seu neto, mas sua neta também, como poderia alguém ficar perseguindo moça tão nobre, criada no berço da moralidade para ter laços mais íntimos apenas depois do casamento?
— Eu vou te falar uma coisa, e isso vai ficar bem claro, Juca. — puxou o moleque pela gola da camisa, deixando os pés do garoto flutuando longe do chão. — Se ocê encostar a mão no meu neto, ou ir atrás da minha neta nem que seja pra dar bom dia pra ela, a jiripoca vai piar, cê tá me entendendo?
Juca pensou em gritar enquanto mexia as pernas de um lado para o outro, mas resolveu ficar quieto, afinal de contas como era possível uma senhora de idade ter uma força como aquelas?
— E num acha que vai ficar por isso memo não, eu vou conversar com o dono da vendinha sobre o que aconteceu hoje, e se eu fosse ocê fazia novena essa noite pra num ser demitido, tamo acertado?
VOCÊ ESTÁ LENDO
A JIRIPOCA VAI PIAR [VENCEDOR THE WATTYS 2022]
ParanormalSinopse: A súbita separação dos pais é o pivô para que Nino seja obrigado a passar uma temporada na centenária fazenda dos avós. Conhecido como diabinho graças as suas traquinagens, o garoto não vê a hora de aprontar uma daquelas para voltar a sua...