Este devocional vai falar sobre Nicodemos e São Tomás de Aquino relacionando as histórias dos dois. Ouvi esta palavra num culto em outubro, mês da Reforma Protestante.
Nicodemos encontrou Jesus à noite, sozinho, escondido dos judeus, pois estes perseguiam Jesus. Ele tinha uma fé falha, porque se limitava aos sinais e milagres que Jesus operava, mas ele não conhecia Jesus! Suas características que faziam dEle, cem por cento homem e cem por cento Deus. E por isso, quando Nicodemos fala o verso 2 de João 3, Jesus responde algo que aparentemente seria sem contexto com o que Nicodemos falou...Mas Jesus falou sobre nascer de novo, porque isso confrontaria a fé de Nicodemos e seu entendimento limitado! Nicodemos podia ser mestre ou príncipe dos judeus, mas não tinha a fé que precisava, porque não conhecia Jesus, e por isso Ele expõe o envangelho puro e simples à Nicodemos. Da mesma forma, a Reforma Protestante trouxe ao povo de volta a Verdade, pois estes haviam caído em religiosidades e mentiras; o próprio São Tomás de Aquino era religioso e todo dia ia ao papa pra se confessar, e isso o corroía por dentro: a culpa dos pecados. Mas então ele leu Romanos 1:17, e ali percebeu as cinco solas: sola gratia, sola fide, sola del gloria, sola cristus e sola escriptura; ali ele verdadeiramente conheceu a Jesus, como Nicodemos! Tanto é que à Nicodemos Jesus fala João 3:16 que abriga o envangelho. Com isso se teve a Reforma! Baseada nas cinco evidências...
Depois disso, Nicodemos, é visto novamente em João 7:46-53, pois defende Jesus diante dos seus! O que na época era uma afronta aos judeus que eram contra Jesus. Isso mostra que ele foi transformado pelo seu encontro com Jesus, assim como São Tomás de Aquino! Este, pregou as 95 teses na porta da igreja e não se importou com o que receberia de volta, pois o que importa é estar ligado fielmente à Jesus!
Por último, vemos Nicodemos em João 19:38-42, após a morte de Jesus. Ele estava lá, carregando litros de perfumes para o corpo de Jesus! TODOS HAVIAM DEIXADO JESUS POR MEDO! TODOS OS DISCÍPULOS. Mas Nicodemos, mais uma vez diante dos seus, escolhe Jesus! E isso é porque o envangelho produz evidências...da mesma forma que a transformação do entendimento de São Tomás de Aquino produziu evidências, no caso, as cinco solas, o entendimento de Nicodemos produziu também...e todas elas demonstram e apontam para apenas um: Jesus Cristo.
Ele é suficiente. Importa estar com Ele. Importa conhecê-lo. Importa serví-lo. Custe o que custar. Porque um podia ter sido morto e o outro realmente morreu por amor a Cristo! Importa permanecer com Ele até a morte.
~Amém!
VOCÊ ESTÁ LENDO
Devocionais
SpiritualAqui eu colocarei alguns devocionais para que vocês possam estar conectados com o nosso Criador. Espero que eles toquem vocês como me tocaram... Eles não seguirão uma ordem, serão aleatórios, tá bom? Beijos e Abraços! Fiquem com Deus. Obs: caso voc...