Aprofundando no DOJO KUN - OS LEMAS DO KARATECA

6 0 0
                                    

             Dojo Kun é o código de honra do karateca. São os princípios estabelecidos para contribuir na formação moral do praticante. A seguir as frases do Dojo Kun, acrescidas da interpretação pessoal do autor deste texto para cada citação:

I - ESFORÇAR-SE PARA A FORMAÇÃO DO CARÁTER

O "caminho do Karate" é o autoconhecimento, e você terá de estudá-lo com a maior seriedade desde o princípio. O Karateca deve sempre manter atitudes corretas. Utilizar as técnicas apenas como último recurso, como autodefesa, em causa nobre. O maior tesouro de um indivíduo é sua honra, e para ser uma pessoa respeitável, é preciso disciplina. Tente falar menos e ouvir mais, procure "aprender a aprender". Nossa forma de encarar a vida determina nosso destino. Seja honesto, calmo, sereno, simpático, alegre, sábio, sincero e otimista. Um karateca de verdade mantém sua palavra, e honra seus compromissos.

II - CRIAR O INTUITO DE ESFORÇO

O intuito de esforço e persistência nos mostra que tudo é possível. Você precisa acreditar que, se outros podem, você também pode. Qualquer sonho, de qualquer tamanho pode ser alcançado. Precisamos nos esforçar da maneira correta e persistir muito, a ponto de nunca desistir diante dos obstáculos. A principal diferença entre as pessoas de sucesso e as que sempre fracassam está na persistência: "Caia dez vezes, e levante-se onze". Nunca desista, e será um vencedor!O sucesso não ocorre por acaso, existem razões bem mais sólidas do que a sorte para realizarmos os nossos sonhos. O grande segredo é sabermos exatamente "aquilo" que desejamos, então definimos metas e objetivos para consegui-los. "Quem não sabe para onde vai, não chega a lugar nenhum." Devemos sempre escrever nossos objetivos: Ex: Em 200x, serei "faixa preta de Karate" (ou campeão mundial, fazer faculdade, ter casa, ser próspero, saudável, casar, etc).Agora, devemos colocar a imaginação para funcionar, a imaginação aliada à força de vontade chama-se fé. A fé é capaz de realizar qualquer feito, transformar qualquer sonho em realidade. Precisamos imaginar nosso objetivo já concretizado. Isto é ensinado há milênios pelos grandes mestres: Quando você decide ser ou ter algo, precisa ter certeza de que já conseguiu, antes mesmo de começar. Em um combate, vencerá aquele que estiver determinado a lutar totalmente: "Ouse fazer, e o poder lhe será dado".

III - RESPEITAR ACIMA DE TUDO

O Karate começa e termina com cortesia. O respeito deve ser uma atitude contínua do estudante do Karate. Do cumprimento dos lutadores, no início e final de uma luta, até as regras de etiqueta e convivência social. As boas maneiras são o melhor exemplo para todos, nenhuma palavra vale mais do que atitudes. O karateca deve manter o mesmo padrão de comportamento dentro e fora do Dojô. Adiantaria alguém respeitar de boa vontade seu professor de Karate, mas ignorar completamente em seu lar, as palavras de seus pais?

IV - CONTER O ESPÍRITO DE AGRESSÃO

Os Katas iniciam sempre com defesas. Assim, o Karateca deve adotar a não-violência, sempre dominando sua agressividade. O bem e o mal existem, mas vencerá aquele que você mais alimentar. A paz está em seu interior, e vencer a si mesmo é mais difícil do que vencer os outros. Você precisa buscar o autoconhecimento: lendo livros, assistindo palestras, ouvindo CDs de relaxamento e praticando Zazen (meditação - esvaziar a mente). Somente o treinamento físico não é suficiente, pois se assim fosse, um praticante de qualquer outro esporte seria uma pessoa altamente desenvolvida espiritualmente. O Karate é um caminho, não o único, mas um dos melhores para a revelação interior, para transcender os dualismos. O treinamento físico é um meio de educação e disciplina, o caminho da paz.

V - FIDELIDADE PARA COM O VERDADEIRO CAMINHO DA RAZÃO

O verdadeiro caminho da razão é sempre fazer e desejar às outras pessoas o que gostaria que também fizessem a você. O Karateca deve ignorar o que não é bom, e adotar o bom.Sem que percebamos, a lei da ação e reação determina nossa vida: tudo o que fizer ou pensar, voltará para você como experiência. Talvez de uma maneira diferente, mas voltará, seja a recompensa, o amor, a felicidade, ou o castigo, o ódio e a desgraça. São nossas ações e pensamentos que atraem os acontecimentos, para o bem ou para o mal.

Karate ShotokanOnde histórias criam vida. Descubra agora