Adversidades entre desenvolvimento e meio ambiente

30 1 0
                                    

Apesar de propostas e metas estabelecidas para um planeta mais saudável, a ambição humana por desenvolvimento econômico e lucro continua a crescer. Infelizmente, ainda muitas das ações que levam a esses objetivos são perigosas ao meio ambiente e trarão graves consequências ao longo do tempo.

Ainda assim, medidas vêm sendo impostas a governos em todos os países, para um crescimento sim, mas de forma que não agrida tanto os recursos ambientais ainda disponíveis.

Medidas como a Agenda 2030 e o ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), ambas propostas pela ONU, vêm lutando para que um desenvolvimento limpo seja alcançado em um curto espaço de tempo, que visa o não esgotamento de recursos naturais essenciais e uma melhoria na qualidade de vida animal, humana e ambiental.

Para isso, três questões fundamentais devem ser debatidas, analisadas e mudadas.

A urbanização acelerada: A partir da criação de fábricas e a geração de novos empregos, muitas famílias não tiveram escolhas senão mudar para centros urbanos. Com o êxodo rural, muitas cidades que facilmente comportavam X habitantes foram obrigadas a instalarem duas, três ou quatro vezes mais. Assim, moradias em lugares insalubres e inapropriados tornaram-se comuns. Tanta gente em tão pouco espaço fez com que fatores ambientais fossem prejudicados e desestruturados.

O desmatamento: Além do seu fim para a expansão ilegal da pecuária, presente principalmente no norte brasileiro, queimadas para fins industriais também são realidade em todo o mundo. Como prejuízo, além da perda de biodiversidade vegetal e a destruição da camada de ozônio com a emissão da fumaça, também há aumento da taxa de concentração de CO2 na atmosfera, que implica no agravamento do efeito estufa.

O aumento da necessidade energética: Assim como nas demais produções que exigem o uso de recursos, para a produção de energia eles também são necessários e, infelizmente, a utilização de combustíveis fósseis, energias nucleares e termelétricas (à base recursos não renováveis e prejudiciais) ainda são comuns em diversas regiões. Faz-se necessário que empresas usem recursos limpos, como o ar e a água. No Brasil, a realidade da produção 100% limpa é facilitada pela geografia e abundância de recursos hídricos em territórios nacionais.

Poluição, o início do fimOnde histórias criam vida. Descubra agora