Assim que retornei de São Paulo a minha cidade natal, re-encontrei pessoas que nunca saíram daqui; que criaram raízes, fizeram família, enfim. Quando em outras cidades, meus amigos(as) e ainda o são, daquela realidade metropolitana, sempre me perguntaram de minha infância, e se eu tinha muitos amigos em minha cidade? A resposta era um pouco dura, mas muito sincera: Sim(!) tive uma infância formidável, meus verdadeiros amigos (as) estão lá, nasceram e cresceram comigo, são poucos os anos de diferença de idade e isso tenho que agradecer a Deus e o faço todos os dias. Depois de 23 anos, eu retornei a minha cidade, pois estava dando tudo errado, eu acabei doente, com ansiedade, misturada com depressão, com raiva de tudo, enfim. Passado alguns meses, apoiado indiretamente pela minha mãe e família, fui melhorando aos poucos e uma das atividades que muito me ajudou, além do ambiente natural onde moro, foi a prática da escrita e a aplicação da comunicação, que é minha área de trabalho. Quando alguém me pergunta sobre minha profissão, ao responder faço que a mesma engloba muitas áreas, como a publicidade, o emprego da logística nos negócios, vendas e relações públicas de uma modo geral. Mas essa não é uma auto-biografia e sim uma obra que tem como objetivo rea-firmar a mensagem antiga de todos os tempo:" Diga -me com que andas e direi quem és! Logo o que aspiras, pensa, e direi em que sintonia você pode estar". E para iniciar, reiniciar essa vamos as pessoas especiais do meu caminho... E são muitas, então começarei como achar melhor, e escolhi uma mulher. Após anos sem vê-lá, mas estava de cabelo curto, a encontrei várias vezes no centro da pequena cidade que moro atualmente, embora não pare aqui. Na época ou em nossa infância, juventude, todos babavam ela, morena, cabelos negros, sorriso lindo, todo seu conjunto sempre fora muito cheio de beleza. Eu era um tonto, e nem sabia o que era tudo aquilo, ou o que era ela, mas peço simples fato de poder cumprimenta-lá na época e eu tinha apenas 17 anos, já ficava contente. Anos depois e ela continua a mesma, linda demais, mas com alguns adendos; ela se tornou mãe de uma linda mulher; é uma excelente profissional, estudiosa, adora animais, me parece cuidadosa e suas atitudes são tão humanas, que me parece que sua vida senão foi cheia de educação formal, foi cheia de amor de família. Ele se tornou independente em todos os sentidos; sempre trabalhando, a mesma fora casada, mas pelo que pude ver ela sempre trabalhou, e fez cursos diversos. Fui encontrando-a sempre, até o dia que chameia pelo nome e ela disse que eu era familiar; e me reconheceu, embora não me conheça nada. Ela estava saindo da ginastica, e eu estava indo para as atividades comuns do trabalho, até que fui aos poucos me aproximando, observando seu tom e voz, suas gentilezas e ali estava um diamante de pessoa e não estou exagerando. Ao observar-lá percebi que ela trata todas as pessoas da mesma forma em seu trabalho; fico tão feliz ao saber que as mulheres estão deixando de ser 'marias'! Estão aos poucos passando a frente de homens machistas e desocupados. Mais a frente percebi que a mesma mudou de trabalho; oferta melhor, se tornou em parte gestora de onde trabalha; e enfim, aceitou meu convite e qual foi ele: Ser minha amiga, e deixar que eu participasse um pouco da vida dela muito cheia de compromissos, muito mesmo! Sempre ocupada, seus passatempos, principalmente quando não está trabalhando são muito parecidos com os meus(!) uma palavra para esse hábito doce: In Nature. Não posso e nem me cabe dizer quem é essa pessoa, pois são muitas pessoas procurando estar a frente de seu tempo; mas ela não sabia e nem sabe até hoje, como a vejo-a e o que aprendi com ela. Reservada: Isso importante na vida de uma mulher. As liberais se ferram na boca das pessoas de mentes desocupadas e com olhos sujos. Trabalhadora: Aí eu dei valor! Estudiosa; e pensar que há mulheres que não querem saber de nada, dizendo estar cansadas, e que nada podem fazer, e começam a ensaiar no grande teatro da vida para algum idiota, que estão até doentes, e quando vamos ver; voltamos aos anos 40, onde o homem tudo provê e quando acaba duro, nos dias atuais, ou mesmo sem emprego, ou numa transição, o que ele ganha? Um enorme pé na bunda. Fato é que a maneira com que ela pisa e pesa suas vontades em seu trabalho, mesmo fazendo exigências, não faz sem perder a postura educada e doce. Tenho certeza que a mesma é assim e quem lutado para manter-se forte nessa direção, pois isso sempre ajuda-nos a manter as portas abertas com as pessoas importantes, e são elas: A quem somos subordinados na empresa, a quem somos subordinados - o dinheiro, a quem somos subordinados e sub-julgados mesmo sem saber - o olhos e os lábios bem ditos e mal ditos das pessoas. E está aqui o vejo a priori nela: Luz, esperança no homem, logo esperança na vida; sem ela saber ela ajudou-me a recomeçar essa obra. Sua grata postura, as mudanças duras e necessárias que tem feito em sua vida. Sua abertura e coragem de virar a página, mesmo que doa, quando tudo se esvai durante o caminho. E são pessoas como essa que devemos nos relacionar, mantermos por perto. Elevar e manter elevado o dia dessas pessoas, e aprender. Você, ou ela não mencionada nessa, tem a capacidade de ensinar, sem dizer nada, somente por existir e é exemplo a ser seguido por muitos.