ʕっ•ᴥ•ʔっ Tipos de Autocuidado

29 5 3
                                    

Alguns tipos de autocuidado

🪴Emocional

Conectar-se com suas emoções e refletir sobre sua condição mental. Incluir na rotina cuidados com a saúde mental e movimentar-se em direção a aceitação. Utilizar a expressão como veículo para dedicar tempo aos mais variados tipos de sentimentos. Não guardar suas indagações e mágoas dentro de si.

Outra coisa importante é ser cuidadoso ao examinar os sentimentos, para que evite alimentar aqueles que mais te aborrecem.

Refletir mais para se conhecer melhor!

O autoconhecimento é um condutor para o desenvolvimento da inteligência emocional.

No meu caso, meu plano para o autocuidado emocional é manter minhas reflexões registradas em diários, textos e anotações.

Ter um momento para refletir sobre as emoções que me atormentam também é algo que pretendo fazer com maior frequência.

Acredito que o principal objetivo de práticas de autocuidado emocional seja o despertar do autoconhecimento juntamente com a inteligência emocional.

🪴Mental

Não é novidade que a mente vazia é a oficina do diabo.

Exercitar a mente e estimular o cérebro com atividades prazeirosas são de extrema importância para o mantimento da sanidade. Buscar investir em hobbies que não permitam com que a mente fique desocupada. Reservar momentos para o lazer também é uma maneira de manter a mente ativa e desperta.

🪴Físico

Atividades relacionadas aos bons hábitos de higiene e bem-estar físico.

Além dos cuidados estéticos e dos exercícios físicos, dá pra incluir aqui a reeducação alimentar. Ter uma alimentação saudável é indispensável para garantir o bom funcionamento do corpo, da mente e até da alma.

Algumas ações de autocuidado físico simples mas que desempenham papel de game changer: estar hidratado, evitar riscos à saúde e praticar a higiene do sono.

Atividade física desempenha um papel importante, mas se você é um completo sedentário como eu, vai preferir começar aos poucos: Antes de escolher uma atividade física, apenas movimente-se! Alongue, faça caminhadas, pule corda... Não adianta querer ir do zero ao cem em um dia de academia.

Fazer spa em casa também entra na pauta do autocuidado físico: acender velas cheirosas, massagear os pés, tomar banho com óleos essenciais, passar máscara no cabelo, cuidar da pele, manter-se bem vestido e arrumado... Essas e outras coisinhas fazem parte dos hábitos de selfcare com o corpo.

🪴Intelectual

Estimular seu pensamento crítico e adicionar novas informações em suas pesquisas. Trabalhar a criatividade e utilizá-la para expandir seus conhecimentos e aptidões. Por exemplo, se você é um bom comunicador, buscar novos desafios que te façam aprender novas maneiras de se comunicar criativamente. Estudar assuntos de seu interesse com entusiasmo, aumentar seu repertório cultural. Colocar sua mente para pensar. Realizar leituras, escrever em diferentes formatos textuais, debater sobre assuntos relevantes, manter-se informado sobre os acontecimentos do mundo.

É também dentro do autocuidado intelectual que você pode se desenvolver artisticamente!

Foque nas coisas que permitem com que você aprenda melhor.

🪴Espiritual

Trabalhar com o autocuidado espiritual é basicamente conectar-se com seu propósito, valores e crenças.

Você leu todos os capítulos publicados.

⏰ Última atualização: May 04, 2022 ⏰

Adicione esta história à sua Biblioteca e seja notificado quando novos capítulos chegarem!

 ♡˗ˏ✎ Selfcare GuideOnde histórias criam vida. Descubra agora