Capítulo 1

12 3 0
                                    




Abri a janela e senti a brisa gelada me recepcionar, puxei o casaco puído e comecei a dobrar o cobertor fino, que estava pequeno e desgastado demais para esse inverno monstruoso que se pronunciava. O frio tinha começado a duas semanas e eu já sentia com muita força tudo que me faltava para sobreviver à essas madrugadas congelantes.

Quando terminei de ajeitar o travesseiro e coloquei o ursinho rosa no centro ouvi as passadas inconfundíveis dela, toc toc toc, hoje era sábado e eu sabia exatamente o que me aguardava e meu estômago revirou antes mesmo que a visse.

— Você foi convidada pra um aniversário hoje não esqueça de estar pronta cedo. — Ouvi sua voz gélida e antes mesmo de me virar sabia que me estudava e esperava uma negativa para começar com uma retaliação.

— Tudo bem — falei ainda sem me virar.

Ela ficou em silêncio por uns minutos, depois mudou o peso dos pés fazendo uma tabua solta do piso ranger.

— Ok — falou frustrada e saiu.

Eu já estava acostumada a me retrair diante das vontades dela porque na verdade é simples assim as vezes algo se torna tão natural para você que nem se dá conta de que existe a opção de algo diferente. Desde que entendia minha vida era assim, ela escolhia e eu seguia, subserviente, medrosa e nada tinha mudado apesar dos meus 17 anos e talvez esse fosse nosso irremediável relacionamento.

Olhei para minha cama arrumada, prendi o cabelo emaranhado num coque extremamente bagunçado e sai. De longe já consigo ver o letreiro preto e branco escrito Café Hana 花. As mesinhas brancas já estavam espalhadas pela pequena calçada e dois clientes sentados bebericavam seu café para afugentar a brisa gélida, termino minha banana, parada a uma curta distância e entro correndo pelos fundos como sempre.

— Bom dia — falei assim que vi minha chefe parada checando o estoque.

— Que casaco fino é esse, menina, o frio vai acabar petrificando você — Marli falou assim que me olhou.

— Se eu ganhasse um pouco mais talvez comprasse um casaco melhor — brinquei.

— Não seja por isso, já para o trabalho, se aprender a chegar no horário pode até receber um aumento e comprar roupas descentes, seria um milagre, mas vamos ter fé. — Sua voz era dura, mas o risinho característico a entregou.

Peguei meu avental e comecei a amarra-lo enquanto seguia para a cozinha e comecei a lavar as louças em silencio e aquela sensação de lar foi me envolvendo instantemente.

— O que faz aqui pequena? Preciso que me ajude com as mesas hoje Maya tudo bem? — Marli falou.

— Estamos lotados? — Perguntei secando as mãos no pano de prato.

— Milagres acontecem...

— Bem vinda às férias de verão chefinha, a loucura jovem vai começar.

— Mandei fazer um uniforme pra você a algumas semanas já antecipando esse bom tempo, então, vista-se e venha me ajudar, vou ficar realmente maluca em dez minutos.

— Chego no salão em cinco.

— O que faria sem você?

— Não precisamos descobrir né? Nunca vou sair daqui.

— Um dia sairá sim, mas por hora, vista seu uniforme, deixei no banheiro, seja rápida e salve-me.

Peguei o uniforme com meu nome e sorri, vesti em tempo recorde, amarrei o avental e passei por Marli sorrindo.

— Três minutos.

— Mesa três — ela falou e sorriu.

Peguei o bloco de notas, dois cardápios e ainda sorrindo me aproximei da mesa três.

De Tal Maneira (Degustação)Onde histórias criam vida. Descubra agora