Paciência

3 0 0
                                    

Paciência... Ela é o combustível de sua vida e das outras virtudes.

Sem ela você nunca terá constância sobre as outras virtudes e nunca terá sua ferida cicatrizada.

Entenda uma coisa, a última coisa que nosso interior quer ter é paciência.

Mas imagina você agora: dotado de uma angústia sem fim, de um sentimento de luto e um vazio eterno que te faz querer deixar de existir.

Mas de repente, você respira fundo, e sente uma faísca de paz, e ela vai te tomando e você sente que a angústia foi queimada por um sentimento de luz.
E o vazio por um completo estado de satisfação, não por os acontecimentos na sua vida, mas por você ter encontrado a paz no caos.

Comigo já ocorreu diversas vezes, e pude usufruir desse estado de paz após estar quase me suicidando.

E é insano; ao ter imaginado o fim do sofrimento após a morte, onde nada poderia me ferir, pude olhar a vida por outra perspectiva, e por um segundo, os problemas que me esmagavam se reduziram. E notei como eles não eram tão atormentadores assim.

E decidi não cometer nenhuma loucura, afinal a dor emocional havia se aliviado. E após isso ela voltou, após eu fazer novos planos e continuar com o dia.

OBSERVE: eu me sentia mau, e o excesso de tristeza me trouxe um pensamento suicida, que se tornou atraente ao imaginar que eu teria algum alívio daquele sofrimento.
E o simples fato de imaginar esse alívio deu vida ao próprio alívio, que se formou nuvens sombrios novamente após eu decidir viver, pois eu sabia que teria que resolver os problemas ainda.

Me foi fascinante essa descoberta. E me trouxe o conhecimento de que a paz está dentro de nós. E temos que aprender a buscá-la. Temos que simplesmente deixar de focar só no problemas.

Essa é a essência da paciência.
Não precisamos resolver tudo aqui e agora. E se você não estiver feliz, não busque loucamente felicidade, pois só reforçará que você não a tem.

Terminar um relacionamento, seja de três meses ou três anos não é fácil. Pois entramos na vida da pessoa, e ela entra na nossa.

Mas o que temos que entender é que tudo, absolutamente tudo, termina.

A existência humana, e a existência da própria matéria em si, seja uma árvore ou uma pedra voltará ao pó. E sabendo disso não tomaremos como verdade aquela frase poética "até que a morte nos separe", pois talvez a própria vida o fará.

Se ao terminar esse livro você ainda não esteja se sentido melhor, tenha em mente, só você vai conseguir se libertar dessas amarras.

Se você não conseguir saiba que é por que você decidiu que não consegue, e parou de lutar...

Tenha em mente, no seu coração e no seu ser mais puro: somos uma vela, que ilumina um quarto frio no inverno. Ao lado está um livro velho que é o mundo, e a caneta são suas ações que marcam as páginas.

A História é sua.

– Lucas Helfstein

Você leu todos os capítulos publicados.

⏰ Última atualização: Jun 12, 2022 ⏰

Adicione esta história à sua Biblioteca e seja notificado quando novos capítulos chegarem!

Manual do término de relacionamentoOnde histórias criam vida. Descubra agora