Crianças prodígio costumam ser destruídas pela realidade cruel da adolescência.
Quando você é considerado um ótimo aluno que tira notas exepsionais e se comporta em todas as aulas, se cria uma pressão sobre esse aluno.
É óbvio que a escola não educa a todos, eles enaltecem quem tem talento pra tudo, e desconsideram os que tem talento em uma unica coisa. Os exilados se diminuem e acreditam que são inferiores por não serem "bons o bastante", e é dai que se cria o ódio.
Existem várias possibilidades do que pode ocorrer, mas eu vou citar duas:"o ódio" e "a comparação". O ódio vem e destrói oque aquela criança era boa. Já que ela não é boa em tudo, ela não será boa em nada. E é dai que vem o mal comportamento, o desinteresse, a marginalidade. A comparação é tao destrutiva quanto. O pensamento de não ser bom o bastante faz com que a criança se esforce demais pra ser perfeito. Resultado não alcançado = frustração = não se achar bom o bastante= se esforçar= resultado não alcançado= frustração. Entende oque eu quero dizer?
Como eu faço com frequência, gostaria de usar um personagem para ilustrar, mas, ele pode ter qualquer nome ou ser qualquer pessoa.
Mirian foi uma criança prodígio. Aos 9, era a melhor aluna da sala, tirava notas boas em todas as matérias e se comportava em todas as aulas. Nunca saia do protocolo escolar, nunca desrespeitou alguém ou correu nos corredores.
Existia um motivo pra Mirian ser assim, os seus pais eram o motivo. Não que eles a cobrassem o tempo todo para ser a melhor, na verdade, era o contrário. Eles nunca se importavam com isso. Nem com as outras coisas.
Mirian cresceu sozinha, sem amigos, sem a atenção dos pais. Ela não costumava ser muito sociável, nunca conversava durante as aulas e ninguém ia falar com ela no intervalo. Cresceu brincando sozinha, sem ninguém para interagir além de si mesma e sua imaginação.
Aquela criança sozinha cresceu, não junto a amigos e familiares, mas junto a internet e sua imaginação incrível. E que imaginação ela tinha. Podia imaginar mundos inteiros a partir de uma imagem, podia criar brincadeiras sozinha a partir de um único objeto. Sua imaginação era sua melhor forma de fugir de tudo. Ela costumava imaginar ter vários amigos, pais carinhosos e a atenção de todos que passassem por ela.
Mirian acabava se tornando invisível para todos, ela andava nos corredores do colégio com a cabeça baixa e sem falar com ninguém, mas ela sempre estava dentro do seu próprio mundo de imaginação. Ela imaginava como seria se as pessoas ao redor a conhecessem e se importassem com oque ela sentia. As vezes ela pensava em pessoas que ela gostava de observar, pensava como seria se elas fossem suas amigas, como elas perguntariam como foi o dia dela e como ela se sentia sobre isso.
Um dia, passando mais uma de suas noites em que ela conversava com pessoas desconhecidas na internet, uma garota a chamou a atenção. Ela parecia se importar realmente com oque Mirian sentia, e queria conversar com ela. Alguém realmente a achou interessante.
Elas passaram dias, semanas, meses e até anos conversando todos os dias. Ela pensava na garota o tempo todo, o quanto ela era incrível e gentil. Na escola, ela queria chegar logo em casa pra poder contar pra ela sobre o seu dia, que antes parecia tedioso, mas a garota fazia tudo parecer incrível.
Elas se encontraram pessoalmente e deus, como ela era linda pessoalmente. Ela a abraçou e Mirian se perguntou em meio ao calor do corpo da garota a quanto tempo ela não sentia o toque de outra pessoa. A garota sorria o tempo todo e parecia gostar de cada segundo ao lado dela, oque Mirian nunca tinha sentido antes.
Antes da hora de ir pra casa, Mirian abraçou a garota, ela queria sentir o calor dela novamente. A garota olhou em seus olhos, os olhos dela eram maravilhosos, grandes e brilhantes, quentes como café e confortável como mantas. Elas se beijaram.
Todos os sentimentos vieram a tona naquele mesmo segundo. Foi apavorante, mas Mirian só queria beija-la de novo, e de novo.
Em casa, Mirian percebeu oque havia acontecido. Ela tinha beijado, e era uma garota. Não que Mirian fosse ignorante a esse assunto, ela ja tinha visto vídeos, lido livros e artigos, e estudado sobre a causa lgbt, por isso ela sabia o quanto o mundo julgava aquilo como errado. Em sua mente explodiam notícias de lgbts mortos, casos de homofobia, os comentários preconceituosos de seus pais.
Oque eles pensariam disso? Oque ela estava pensando? Era tudo confuso e oque foi aquele toque? Como a boca daquela garota era tão macia e confortável? Ela nunca tinha sentido vontade de beijar garotos. Puta merda.
De repente Mirian foi jogada pra fora de seu mundo de imaginação, ela percebeu como tudo parecia horrível e errado. Ela percebeu o quanto seus pais não se importavam, o quanto a solidão a machucou e principalmente o quanto suas notas tinham caido.
Ela nao era mais um prodígio. Apesar das notas medianas em humanas, as notas de exatas eram péssimas. Ela percebeu ter feito todo o esforço de uma criança desesperada por atenção na época do primário. Ela se privou do mundo para tentar ser a melhor pra ter um pouco de atenção, mas não funcionou. Em algum momento, ela simplesmente desistiu, e seguiu sendo média. Nenhum esforço ia conquistar os seus pais, então ela passou a simplesmente agradar a si mesma.
Ela estudava o tempo todo, via vídeos informativos e estava sempre com um livro a frente de seus olhos. Ela continuava com um ótimo potencial, mas agora só pras coisas que ela gostava.
A escola parecia decepcionada, mas quem se importa? A garota ouviu oque ela tinha a dizer. Ouviu os anos e anos de solidão, ouviu o choro. E de repente ela voltou a ser uma criança desesperada no meio dos braços da unica pessoa que iria abraça-la. E a garota nao estava decepcionada, ela estava orgulhosa. Orgulhosa das horas que Mirian passava estudando pra poder ajudar os outros do jeito que ela podia, embora ela nunca enxergasse o quanto estava ajudando.
"Que se foda meus pais e que se foda essa escola, eu não me importo mais com essas notas idiotas que cobram da gente." Ela disse ao meio das lágrimas que encharcavam o moletom cinza da garota que a abraçava com força.
"Você é muito corajosa, meu amor."
O mundo não foi feito pra todos e com certeza não é justo. As vezes as pessoas que você pensa serem ótimas e perfeitas, não são tão boas assim.Infelizmente não tem como mudar o mundo todo a nosso favor, mas tem uma coisa que a gente pode fazer, e essa coisa é mudar a nossa vida. Em algum momento as coisas ruins viram a tona, por que ninguém só tem coisas boas e ninguém ta livre da maldade, mas podemos escolher como isso vai nos afetar.
Embora o mundo não seja ótimo, podemos viver o melhor das nossas vidas, independente da aprovação alheia. Se nos faz felizes, isso só interessa a nós, e não aos outros.
De fato, a auto-comparação é um sentimento complicado, mas só não se pode esquecer que não temos que ser melhor que ninguém e que ninguém é melhor que a gente. Todos temos nossas histórias e dificuldades, ninguém é melhor que ninguém.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Metaforns ; <3
De TodoAté onde a cabeça de alguém pode criar? Oi, eu sou apenas um adolescente que pensa demais e gosta de escrever. Mundos inteiros podem ser criados através de uma crise ou de um momento difícil. Pessoas são apenas personagens, você pode saber os...