A mãe estava sorrindo para Johnny.
Ele sorriu de volta.
Ela parecia com saúde, até meio gordinha. O cabelo, cheio, fora deixado solto, naquela manhã de sábado.
D. Laura tinha um cabelo bonito, preto, volumoso. Johnny mal conseguia se lembrar de como ele ficara depois, quando...
A ironia é que não foi a doença que destruiu os cabelos dela, tornando-os quebradiços, como arames finos e sem vida, para finalmente caírem como folhas mortas durante um outono rigoroso. Foi o remédio, a quimioterapia, que matou suas mechas, mas que também lhe possibilitou passar mais alguns meses junto daqueles a quem amava.
Johnny agora sentia que a visão começava a se turvar de um outro líquido quente, desta vez salgado. Segurava com esforço as lágrimas, e, quando a mãe virou-se para começar a arrumar a cozinha do café, levantou-se, correndo para o quarto.
Finalmente sozinho, deixou a emoção transbordar. Durante um longo tempo ficou deitado, no escuro, chorando.
O que era tudo aquilo? Por que estava revivendo o passado? A última coisa de que se lembrava era atravessar a rua e ver um carro já em cima, porque o sinal estava fechado para pedestres. Então, uma cortina caiu.
Agora, começava a pensar. E se tudo aquilo não fosse sonho? E se em algum momento acordasse?
Talvez despertasse no quarto branco do hospital. Uma enfermeira diria: "O senhor quebrou uma perna e deslocou..."
E ele ouviria tudo, aliviado.
Então, apareceriam alguns amigos, colegas do trabalho. O pai ligaria, preocupado, mas Johnny diria que estava tudo bem e que logo voltaria para casa.
E se não fosse sonho?
E se...
E se ele realmente tivesse voltado no tempo?
Por quê?
Com que propósito?
Johnny não acreditava em Deus. Não após o que Ele deixou que acontecesse com a mãe. Não após ela murchar como uma flor delicada até caber em uma urna pequenininha.
Então, por que estava de volta?
Seria obrigado a reviver tudo aquilo de novo?
A doença, a morte?
Seria o inferno.
E justo quando achou que o passado ficara para trás, que podia seguir em frente...
Mas, não, o passado nunca ficara para trás.
Então, ele entendeu.
VOCÊ ESTÁ LENDO
A Aventura de Johnny
FantasyJohnny tem 22 anos e está começando a vida adulta, com seus novos direitos e deveres. Mas algo inesperado atravessa a vida dele. E agora o passado ressurge de maneira intensa e Johnny terá que lidar com dores antigas.