1

458 23 2
                                    

Carmem tinha passado na faculdade em outro estado.

A moça já não era tão nova; tinha 22 anos, demorou para se decidir o que que ria na faculdade. E finalmente decidiu era teatro.

Ela saiu de São Paulo, para ir até o  Rio Grande do Sul, a mãe da moça que cuidava muito bem dela deu dinheiro o suficiente para menina se virar bem pelo menos pelos próximos 6 meses en- quanto ela não conseguia o auxílio da faculdade para ela conseguir ficar lá.

A moça chegou na cidade sem saber muito e sem conhecer ninguém, só com um endereço, era o endereço de uma pensão que pelas pesquisas da moça era bem respeitada, e barata.
A moça pediu um uber, ele olhou para o endereço e falou para moça:

‐ Sua mãe que escolheu a pensão?

-Não... Quer dizer, ela tá pagando, mas eu que escolhi porque?

O motorista solta uma risada e fala:

— E que quem mora na cidade conhece o João e sua fama..

- O proprietário é tão ruim assim?

-Não... Na verdade ele é ótimo, você vai até gostar dele. Mas... vai descobrir em breve. Não é longe!

A moça foi deixada na frente da grande casa, era uma das mais antigas da cidade, era bem grande, com vários quartos.

A moça com suas malas, aperta a com- panhia, não demorou muito,para um jovem senhor atender a porta, ele era branco, cabelos grisalhos, óculos, estava de calças jeans, e camisa Polo, ao ver uma moça parada na frente da casa estranhou, geralmente as moças eram mandadas para ali por suas mães, e ele não tinha falado com ninguém recente- mente. Mesmo no início do ano.

— Boa tarde... Eu posso ajudar a senhorita?

- Oi.. Boa tarde! Eu pesquisei sobre sua pensão, e vi que ela é bem respeitada.. se  tiver algum quarto para alugar,eu estou procurando.

- Nos conversamos por algum meio se- nhorita? Pois não me lembro de ter fa- lado com você ou com seus pais.

A moça parou, ela foi meio imprudente, e não mandou nenhuma mensagem ao proprietário.

-Ham.. Na verdade não falamos... Eu...

O homem respira fundo, ele estava com poucos hóspedes na pensão, então fala:

—Olha isso não se faz tá legal, eu poderia não ter quartos livres. E onde você dormiria? Mas entra!

Ele fala, pegando uma dad malas da menina que se assusta com o jeito do homem. Eles param no Hall de entrada, Carmem Olha para o corredor com uma escada no final.

— Bom eu sou o João. O proprietário da casa. Antes era do meu pai, e antes era do meu avô e antes era do avô do meu avo.... A casa tá aqui a bastante tempo. E uma casa de dois andares, temos esse corredor de quartos, mais dois lá em cima, temos a sala que fica virando uma pequena entrada atrás da escada, para lá(o Hall e divido) e a cozinha, e ali temos mais uma sala. O meu quarto é o último lá de cima, e temos um sótão, que eu transformei em meu escritório. Cada quarto tem um pequeno lavabo, mas temos um banheiro principal que fica perto do meu quarto.

A menina cutava com atenção. O homem pegou um molho de chaves do bolso, ela olhou e falou

- Eu gostei. A casa é aconchegante.... Enquanto ao preço? Vi que era mais be rato.

- E sim. 200.00 cada quarto, vocês não pagam água ou luz, e a Internet é in- clusa.

- Legal e quantas pessoas estão hospedadas aqui?

João ia procurando algumas chaves.

- Temos ao todo 20 quartos, e estão hospedadas no momento só 12 pessoas, mas essa é uma pensão só de meninas
sou o único homem aqui dentro. Você pesquisou tudo mesmo?

A moça mexe no cabelo e fala:

-Bom... Pesquisei o mais barato.

João respira fundo, ele cuidava da pensão deste seus 27 anos, o ano que seu pai morreu, agora com 40. Nunca em sua vida ali vira ou hospedará uma jovem que a mãe não fizesse todas as pesquisas. A pensão de João, éramos digamos diferente.

As moças a tempos eram mandadas para lá quando iam fazer faculdade. Mas era para que o proprietário ficasse de olho nelas. Para que as meninas não saíssem da linha, foi assim deste o primeiro proprietário.

As mães ainda tradicionais mandavam as filhas para essa pensão. Para que as moças tivessem quem cuidasse delas, mas eram meninas mais novas que Carmem, que estavam saindo da adolescência. Que ainda não sabiam o quanto beber, e que fumar maconha não era tão legal.

E deste o primeiro proprietário, a pensão era conhecida, por colocar moças rebeldes nos eixos, o tataravo de João castigava as meninas, tudo a pedido das mães e claro.

E no futuro as meninas castigadas mandavam suas filhas para pensão, pois mesmo com os corretivos fisicos, elas eram as melhores alunas da faculdade.

- vem comigo, vou te servir um chá e te explicar melhor como funciona a casa. Pode deixar as malas all no canto.

A moça obedeceu o homem, que seguia as tradições, se a moça não sabia da- quilo, seria um problema.

Eles chegaram na cozinha, onde João pois a água para fever falando:

-como é seu nome mesmo?

-Carmem.

confissões de uma garota qualquer Onde histórias criam vida. Descubra agora