Endurecer o coração, o que significa? A nova praga dos gafanhotos, e na sequencia uma escuridão estranha e arrepiante caiu apenas sobre os egípcios. Vamos ler na íntegra o capítulo 10 (Tradução S. B. Britânica):
Disse Jeová a Moisés: Entra a Faraó. Eu endureci o seu coração e o coração dos seus servos, para que eu manifeste estes meus prodígios no meio deles,
e para que contes aos ouvidos de teus filhos e dos filhos de teus filhos que coisas tenho obrado no Egito, e os meus prodígios que tenho feito no meio deles; a fim de que saibais que eu sou Jeová.
Entraram, pois, Moisés e Arão a Faraó e lhe disseram: Assim diz Jeová, o Deus dos hebreus: Até quando recusarás humilhar-te diante de mim? deixa ir o meu povo para que me sirva.
De outra forma se tu recusares deixar ir o meu povo, eis que amanhã trarei gafanhotos aos teus termos,
eles cobrirão a face da terra, de sorte que a terra não se poderá ver; comerão o restante do que escapou, e que vos resta da chuva de pedras, e comerão toda a árvore que vos cresce no campo.
Encher-se-ão as tuas casas, e as casas de todos os teus servos, e as casas de todos os egípcios, como nunca viram teus pais nem os pais de teus pais, desde o dia em que nasceram na terra até o dia de hoje. Virou-se e saiu da presença de Faraó.
Então os servos de Faraó lhe disseram: Até quando nos servirá de laço este homem? deixa ir os homens, para que sirvam a Jeová seu Deus. Porventura não sabes ainda que o Egito está desolado?
Moisés e Arão foram levados outra vez a Faraó; e ele lhes disse: Ide, servi a Jeová vosso Deus; mas quem são os que hão de ir?
Respondeu-lhe Moisés: Havemos de ir com os nossos jovens e com os nossos velhos, com nossos filhos e com nossas filhas, com os nossos rebanhos e com os nossos gados havemos de ir, porque temos de celebrar uma festa a Jeová.
Replicou-lhes Faraó: Assim seja Jeová convosco, como eu vos deixarei ir a vós e a vossos pequeninos; olhai, porque o mal está diante de vós.
Não há de ser assim; ide agora vós que sois homens, e servi a Jeová; pois é isso o que vós desejais. E foram expulsos da presença de Faraó.
Disse Jeová a Moisés: Estende a mão sobre a terra do Egito, para que subam os gafanhotos sobre a terra do Egito e comam toda a erva, tudo o que deixou a chuva de pedras.
Estendeu Moisés a sua vara sobre a terra do Egito, e trouxe Jeová sobre a terra um vento oriental todo aquele dia e toda a noite; quando amanheceu, o vento oriental trouxe os gafanhotos.Os gafanhotos subiram sobre a terra do Egito, e sentaram-se em todos os termos do Egito. Mui malignos foram; antes destes nunca houve tais gafanhotos como eles, nem virão depois destes outros tais.
Pois cobriram a face de toda a terra, de modo que a terra se escureceu; comeram toda a erva da terra e todo o fruto das árvores, que deixara a chuva de pedras; nada verde ficou nas árvores nem nas ervas do campo por toda a terra do Egito.
Então a toda a pressa mandou Faraó chamar a Moisés e a Arão, e lhes disse: Pequei contra Jeová vosso Deus e contra vós.
Agora perdoai-me somente esta vez o meu pecado, e rogai a Jeová vosso Deus que tire de mim esta morte somente.
Tendo Moisés saído da presença de Faraó, rogou a Jeová.
Jeová fez soprar um forte vento ocidental, que levantou os gafanhotos e os lançou no mar Vermelho; não ficou um só gafanhoto em todos os termos do Egito.
Mas Jeová endureceu o coração de Faraó, e este não deixou ir os filhos de Israel.
Disse Jeová a Moisés: Estende a mão para o céu, para que haja trevas sobre a terra do Egito, trevas que se possam apalpar.
Estendeu, pois, Moisés a mão para o céu; e houve trevas espessas em toda a terra do Egito por três dias;
não viram uns aos outros, e ninguém se levantou do seu lugar por três dias; porém todos os filhos de Israel tinham luz nas suas habitações.
Mandou Faraó chamar a Moisés e disse: Ide, servi a Jeová. Fiquem somente os vossos rebanhos e os vossos gados; e vão convosco os vossos pequeninos.
Respondeu Moisés: Também tu nos tens de dar nas mãos sacrifícios e holocaustos, para que ofereçamos sacrifícios a Jeová nosso Deus.
Também o nosso gado irá conosco; nem uma unha ficará, porque deles havemos de tomar para servir a Jeová nosso Deus, e nós não sabemos com que havemos de servir a Jeová, até que cheguemos lá.
Mas Jeová endureceu o coração de Faraó, e este não os quis deixar ir.
Disse, pois, Faraó a Moisés: Retira-te de mim, guarda-te não vejas mais o meu rosto; porque, no dia em que vires o meu rosto, morrerás.
Respondeu-lhe Moisés: Falaste bem; eu nunca mais hei de ver o teu rosto.Êxodo 10:1-29
Tradução S.B.BritanicaEsta questão envolvendo "endurecer o coração" já foi abordado em capítulos anteriores, mas vou destacar aqui alguns outro pontos. Acho importante tocar novamente nessa questão, pois além de ser mal compreendida, é também muito usada para acusar a Deus de praticar a injustiça por supostamente induzir as pessoas a serem más, responsabilizando a Deus pela existência do mal...
Isso está bem longe de ser verdade!
A realidade é que as pessoas más tentam justificar suas ações injustas por meio de má interpretação da Bíblia. Foi justamente a intencinal má interpretação das motivações do criador Altíssimo que fez de um anjo bom e perfeito se tornar o principal opositor de Deus...Neste drama profético no Egito, a oposição de Faraó contra o propósito dr Deus representa o próprio principal opositor (opositor significa satanás em português)
de Deus em eventos que ocorreriam nos últimos dias.Primeiro, algumas gerações de Faraós agiam de forma cruel com os israelitas por dezenas de anos E, chegou a hora do seu julgamento por parte de Deus. Então, não era uma uma situação corriqueira! Mesmo assim Deus foi misericordioso...
Por exemplo, note que havia uma negociação entre Deus e Faraó, então, tudo que o representante de Deus falava refletia os pensamentos do Altíssimo. Note que Deus não sedeu nada na negociação, esta é outra forma de "endurecer o coração" do oponente, Deus disse: "Também o nosso gado irá conosco; nem uma unha ficará, porque deles havemos de tomar para servir a Jeová nosso Deus..."
Neste sentido Faraó endureceu seu coração, ele estava sendo foçado a se HUMILHAR perante aquelas pessoas por ele desprezadas.Isso com certeza fez acender a fúria de Faraó, acostumado a ser mimado por todos, a ponto de prometer matar Moisés se o encontra-se novamente. Ele só não deve ter mandado matar Moisés na mesma hora porque temeu um confronto direto com um poder que ninguém nunca tinha experimentado.
A praga de gafanhotos foi terrível, toda coisa verde foi consumida, com exceção da terra de Gósen onde moravam os judeus. Isso significa que a o alimento e a economia no Egito estavam destruídos. A fome iria acometer ricos e pobres do povo egípcio.
Um confronto com os israelitas parecia iminente, pois apenas suas plantações e residências tinham abundância de alimento. Provavelmente, Faraó e os egípcios já estavam cobiçando os pertences do povo de Deus. Faraó até mesmo ordenou que Moisés e os israelitas fossem embora, mas deixassem os rebanhos de animais, isso de fato iria amenizar o que as catástrofes causaram na terra do Egito e ao seu povo. A resposta foi um sonoro, Não!
Visivelmente irritado Faraó ameaçou Moisés de morte, e o instou mais uma vez que ele fugisse pela sua vida, semelhante ao que ele fez há cerca de 40 anos quando fugiu para mídia quando o pai deste mesmo Faraó queria matá-lo. Mas, desta vez a situação era bem diferente; Moisés não era um homem agindo sozinho impondo seus próprios conceitos. Agora ele era o emissário do Deus Altíssimo, então, ele abriu a sua boca, e disse: "Falaste bem; eu nunca mais hei de ver o teu rosto".
Faraó deve ter ficado em choque, ficou ali calado enquanto Moisés e Arão se viram se dirigindo para a saída. Era a última chance para Faraó ceder humildemente. Mas isso não aconteceu! Ele preferiu o confronto contra o propósito de Deus, e isso não é uma boa ideia, pois Deus é o único que tem o direito de dar a vida e também de tirá-la.
No próximo capítulo veremos o desfecho desse impasse desferido por Faraó.
Atualmente de forma similar Deus endurece o coração dos poderosos e da ciência
por assim dizer, apenas por ficar calado e não se apresentar de forma milagrosa como hoje muitos exigem para depois acreditarem em Deus. Mas, se essa tática não deu certo com faraó depois de 10 milagres, por que a ciência moderna iria mudar de opinião se por ventura Deus se manifestasse?MORAL DA HISTÓRIA
Com Deus não se discute, apenas sugere se for realmente oportuno!
VOCÊ ESTÁ LENDO
A BÍBLIA SAGRADA Com explicações e entendimento de alto nível
Random📕O relato bíblico da criação inspirou muitas pessoas, despertou fascínio em todas as gerações, e estimulou a ciência humana a confrontar seu curto relato, com a razão e as evidências gerando uma infinidade de teorias, muitas razoáveis e coesas com...