Jó CAPÍTULO 10 - O QUE É O ESPÍRITO ? PARA ONDE JÓ DESEJAVA IR?

94 8 0
                                    

Jó está ali desabafando, e de fato ele tinha este direito, falar sobre os seus sentimentos e suas frustrações era de se esperar de um homem de ação e racional. Vamos ler suas alegações justas:

A minha alma tem tédio à minha vida; Darei livre curso à minha queixa, Falarei na amargura da minha alma.
Direi a Deus: Não me condenes, Faze-me saber porque contendes comigo.
Porventura tens prazer em oprimir, Em rejeitar a obra das tuas mãos E em favorecer o conselho dos iníquos?
Acaso tens tu olhos de carne, Ou vês tu como vê o homem?
São os teus dias como os dias do homem, Ou os teus anos como os anos do homem,
Para te informares da minha iniqüidade, E averiguares o meu pecado?
Sabendo tu que eu não sou iníquo: Não há ninguém que possa livrar da tua mão.
As tuas mãos me fizeram e me formaram Todo em roda ... e tu me consomes!
Lembra-te, pois, de que como barro me fizeste; E queres reduzir-me a pó?
Porventura não me vasaste como leite, E não me coalhaste como queijo?
De pele e de carne me vestiste, E de ossos e de nervos me teceste.
Vida e misericórdia me tens concedido, E a tua providência tem conservado o meu espírito.
Contudo ocultaste estas coisas no teu coração, Sei que isto está no teu espírito.
Se eu pecar, tu me observas, E não me absolverás da minha iniqüidade.
Se eu for iníquo, ai de mim; Ainda que seja justo, não levantarei a minha cabeça, Estando farto de ignomínia, e de contemplar a minha aflição.
Se a minha cabeça se exaltar, tu me caçarás como um leão feroz; E tornarás a mostrar-te em maravilhas contra mim.
Renovarás as tuas testemunhas contra mim, E multiplicarás a tua indignação sobre mim, Revezar-se-ão contra mim tropas de males.
Por que, pois, me tiraste da madre? Eu tivera expirado e nenhum olho me tivera visto.
Eu teria sido como se nunca fora; Da madre teria sido levado para a sepultura.
Não são poucos os meus dias? cessa pois, E deixa-me, para que por um pouco eu tome alento.
Antes que eu vá para o lugar, de que não voltarei, Para a terra das trevas e da sombra da morte;
Terra escuríssima, como a mesma escuridão; Terra da sombra da morte, sem ordem alguma, E onde a própria luz é escuridão.
Jó 10:1-22

Explicações:

Jó disse: "Vida e misericórdia me tens concedido, E a tua providência tem conservado o meu espírito".

Ele se refere a dádiva da vida como um ato de misericórdia da parte de Deus. Você concorda com Jó?
O conceito assertivo dele quanto à vida é notável. Ciente de que a vida com todos seus aspectos agradáveis e aprazíveis, como ver em cores, sentir deliciosos sabores, fragrâncias e escutar a música da natureza ou performances humanas, são exemplos de uma criação com o objetivo de dar felicidade as criaturas.
Jó está perplexo, para ele é incompreensível Deus causar tanta desgraça.
Ele mencionou um aspeto importante sobre a condição da vida humana quando falou sobre a força (espirito) invisível que sustenta sua vida, e do corpo feito dos componentes do barro. No futuro Jesus sob circunstância semelhantes momentos antes de morrer citou o mesmo assunto quando disse:
"Está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito".
João 19:30

Note ele entregou seu espirito naquele instante. O que era este espirito?
Tendo em vista que ele aguardou até o terceiro dia para ser ressuscitado. "A este ressuscitou Deus ao terceiro dia, e fez que se manifestasse",
Atos 10:40

Isso deixa claro que Jesus deixou de existir durante este pequeno período de espera, a noite de sexta até o terceiro dia, e só então foi ressuscitado como um espírito muito poderoso.  Mas eu lhes digo o seguinte, irmãos: carne e sangue não podem herdar o Reino de Deus, nem pode o que é perecível herdar o imperecível. 1Coríntios 15:50

Portanto ele se levantou como espirito por meio da ressureição, não foi quando ele entregou seu espirito. Muitos imaginam que ao morrer o ser humano expele automaticamente um ser espiritual e passa a viver num mundo invisível espiritual. Contudo isso não ocorreu com Jesus nem com qualquer outro ser humano antes de Jesus, nem mesmo Jó, ele disse:  “ninguém subiu ao Céu, senão aquele que de lá desceu, … o Filho do homem” (João 3:13)

Quando Lázaro foi ressuscitado (João capítulo 11) ele não mencionou nenhuma aventura espiritual fora do corpo nos quatro dias que ficou morto. Estas e outras experiências bíblicas, evidência que o espirito mencionado por Jesus e por Jó é apenas a força de vida que mantém o corpo vivo, seja ele humano ou animal. A Bíblia diz :
Eclesiástes 3:
19 O destino do homem é o mesmo do animal; o mesmo destino os aguarda. Assim como morre um, também morre o outro. Todos têm o mesmo fôlego de vida(espírito b]; o homem não tem vantagem alguma sobre o animal. Nada faz sentido! 20 Todos vão para o mesmo lugar; vieram todos do pó, e ao pó todos retornarão.

O conceito de que os seres humanos se tornam deuses após ll morte é na verdade um conceito pagão, nunca foi uma doutrina dos servos leais de Deus.

Jó também não era um espírito reencarnado, por isso preferia mão ter nascido (existido).

Jó definitivamente não desejava ir para um inferno de fogo e tormentos, ele queria o fim do seu sofrimento, almejava o descanso que só a morte introduzida pelo pecado de Adão poderia lhe proporcionar, isto é, o fim da sua existência. Como Deus disse voltaria a ser apenas pó.

A palavra espirito pode se referir também a Deus ou seres criados anteriormente no Céu invisíveis, os anjos, ou coisas inanimadas como o vento é a força de vida, fôlego de vida.
No caso de Jó e Jesus se refere a energia que mantinha seus corpos vividos.
Não seria de esperar que todos os outros seres humanos têm também o mesmo fim quando morrem?

MORAL DA HISTÓRIA :

Somos seres únicos de vida muito curta, e temos apenas uma chance de fazer o que é certo.

A BÍBLIA SAGRADA Com explicações e entendimento de alto nível Onde histórias criam vida. Descubra agora