Jó defende a si mesmo, a Deus e todos os justos. Note:
Então respondeu Jó:
Ouvi atentamente as minhas palavras; Seja isso a consolação que me quereis dar.
Permiti-me que eu também fale; E havendo eu falado, zombai.
É porventura do homem que eu me queixo? Não tenho motivo de me impacientar?
Olhai para mim e pasmai, E ponde a mão sobre a vossa boca.
Mesmo de pensar nisto, me perturbo, E o horror apodera-se da minha carne;
Por que vivem os iníquos, Se envelhecem, e se robustecem em poder?
Seus filhos estabelecem-se com eles à sua vista, E os seus descendentes diante dos seus olhos.
As suas casas estão livres de medo, E a vara de Deus não cai sobre eles.
O seu touro gera, e não falha; Pare a sua vaca, e não aborta.
Fazem sair a seus filhos como um rebanho, E os seus pequenos saltam e brincam.
Cantam ao som do tamboril e da harpa, E regozijam-se ao som da flauta.
Passam os seus dias em prosperidade, E num momento descem a Cheol.
Contudo disseram a Deus: Retira-te de nós; Pois não desejamos conhecer os teus caminhos.
Que é o Todo-poderoso, para que o sirvamos? Que nos aproveitará, se lhe dirigirmos orações?
Eis que não está nas mãos deles a sua prosperidade; Longe de mim o conselho dos iníquos!
Quantas vezes sucede que se apaga a lâmpada dos iníquos? Que lhes sobrevém a calamidade? Que Deus na sua ira lhes distribui dores?
Que eles são como a palha diante do vento, E como a pragana que a tempestade leva?
Deus, dizeis vós, reserva a iniqüidade do pai para seus filhos, Mas é a ele mesmo que Deus deveria punir, para que o sinta.
Vejam os seus próprios olhos a sua destruição, E beba ele do furor do Todo-poderoso.
Pois que se lhe dá a ele da sua casa depois de morto, Quando lhe for cortado o número dos seus meses?
Acaso a Deus ensinará alguém ciência, Desde que é ele quem julga os que são elevados?
Um morre em seu pleno vigor, Inteiramente sossegado e tranqüilo;
Com os seus baldes cheios de leite, E a medula dos seus ossos umedecida;
Outro, porém, morre em amargura de alma, E nunca prova o bem;
Dormem juntamente no pó, Cobrem-nos os vermes.
Eis que conheço os vossos pensamentos, E os desígnios que injustamente imaginais contra mim.
Pois dizeis: Onde está a casa do príncipe? Onde está a tenda em que moravam os iníquos?
Porventura não tendes interrogado aos viandantes? E desconheceis os fatos da sua experiência:
Que os homens maus são poupados no dia da calamidade, Que são protegidos no dia do furor?
Quem lhe lançará no rosto o seu caminho? Quem lhe dará o pago do que fez?
Contudo ele é levado para a sepultura, E vigiam-lhe o túmulo.
Os torrões do vale lhe são leves, E todos os homens o imitarão, Como ele o fez aos inumeráveis predecessores.
Como, pois, me ofereceis consolações vãs, Visto que das vossas respostas só resta a falsidade?
Jó 21:1-34Explicações :
Jó se defende, e ao mesmo tempo defende todas pessoas que servem a Deus com boa motivação. Ele vai direto ao assunto dizendo: "os desígnios que injustamente imaginais contra mim".
Elifaz e seus dois amigos insistiram que Deus não se importava com quem era íntegro a ele. Afirmam que se a pessoa sofre é porque deve ser má ou esta pagando pela maldade de seus pais. Será que Jó acreditou nessas ideias perversas? Seria Deus injusto? De jeito nenhum! Jó afirmou que a integridade do homem era algo importante para Deus.
É notável que varias religiões pagãs tem o mesmo conceito dos três conhecidos de Jó. Ao passo que os conceitos de Jó se harmoniza com todo o restante da bíblia. Isso mostra que aquele debate era entre à religião verdadeira e a falsa, a verdade e a mentira. Note o conceito de Jó e seu paralelo bíblico:
A integridade do ser humano é importante para Deus - “um Deus que exige devoção exclusiva”. (Êxo. 20:5) Ele não espera perfeição de nossa parte, mas sim que o amemos de todo o coração, adorando somente a Ele.
No entanto, Deus não nos obriga a mostrar integridade. Ele nos deixa escolher desenvolver, ou não, essa qualidade. Escolher o bem ou o mau.(Deut. 30:19)As pessoas boas sofrem - “Todos os que desejarem viver com devoção piedosa em associação com Cristo Jesus também serão perseguidos.” — 2 Tim. 3:12.
Portanto, os servos de Deus tem dificuldades inerentes da sua fé contraria ao modo de vida pagão. Além, das dificuldades comuns a toda a humanidade.Não sobreveio a vocês nenhuma tentação a não ser as que são comuns aos homens.a Mas Deus é fiel, e ele não deixará que vocês sejam tentados além do que podem suportar;b mas, quando vier a tentação, ele também providenciará a saída, para que a possam suportar. 1 Coríntios 10:13
Deus sabia o tamanho da fé de Jó, é o que ele poderia suportar. Portanto, ao permitir que ele passasse por tudo isso, não foi injustiça, além de Ele poder desfazer todo seu sofrimento no presente e principalmente no futuro, quando chegar o tempo do seu governo novamente. A Bíblia diz: Dizendo: Graças te damos, Senhor Deus Todo-Poderoso, que és, e que eras, e que hás de vir, que tomaste o teu grande poder, e reinaste.
E iraram-se as nações, e veio a tua ira, e o tempo dos mortos, para que sejam julgados, e o tempo de dares o galardão aos profetas, teus servos, e aos santos, e aos que temem o teu nome, a pequenos e a grandes, e o tempo de destruíres os que destroem a terra.
Apocalipse 11:17,18Os maus prosperaram neste sistema injusto - É evidente que quem é desonesto parece prosperar momentaneamente neste mundo, pois não é o criador que dirige atualmente a humanidade. A Bíblia diz: “O mundo inteiro jaz no poder do iníquo.” — 2 Cor. 4:4; 1 João 5:19
De fato as colocações dos três conhecidos de Jó não refletia o conceito de Deus.
E quanto a nós já verificamos se nossos conceitos se harmonizam mesmo com a bíblia?
MORAL DA HISTÓRIA:
E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.
João 8:32
VOCÊ ESTÁ LENDO
A BÍBLIA SAGRADA Com explicações e entendimento de alto nível
Random📕O relato bíblico da criação inspirou muitas pessoas, despertou fascínio em todas as gerações, e estimulou a ciência humana a confrontar seu curto relato, com a razão e as evidências gerando uma infinidade de teorias, muitas razoáveis e coesas com...