Ao sairmos da mesa e quando começamos a caminhar para a nossa sala de aula, Eric me pegou pelo braço e me olhou nos olhos.
- O que você vai fazer hoje? - Ele perguntou.
As minhas amigas ficaram todas me observando por trás de Eric, esperando não sei o quê. Então apenas dei um passo para o lado e lhes disse para me esperarem dentro da sala.
Clarice levantou os braços em negação e foi embora. Natasha e Suzie deram de ombro e foram para a sala de aula.
- Vou estudar. - Eu disse sorrindo.
- Sério? Não quer ir para o porão de novo?
- Hoje eu não posso.
- Oh... sim... entendi.
- Sim, eu preciso estudar.
Eric começou a rir e a revirar os olhos. Sua risada era calorosa e grossa, mas não havia nada de engraçado naquele momento.
- Como se você gostasse de estudar. - Ele colocou as mãos nos bolsos de sua calça e me olhou seriamente. - Vamos, Anabele. Você sempre se encrenca, por que não faltar mais um dia?
Dei de ombros e disse:
- Porque eu não quero. - E comecei a sorrir, mas Eric não achou graça alguma.
- Ok. - Ele tirou as mãos de dentro da calça e começou a piscar os olhos enquanto franzia o cenho. - Se você não quer. Amanhã pode ser?
- Não posso ficar faltando duas vezes por semana... ou três. Assim como você.
- Como eu? - Ele colocou seu dedo indicador em cima de seu peito. - Eu não falto tanto assim.
Então o que eu deveria fazer no porão se você está me convidando para faltar hoje? Hum, e amanhã.
- Eu faltaria. Ok? Eu faltaria por você, Ana.
Oh... isso é tão romântico. Que patético!
- Oh... isso é tão legal. - Eu disse sorrindo de leve. - Um dia te recompensarei, mas não será hoje, Eric... e nem amanhã. Semana que vem talvez.
Comecei a me despedir para enfim ir para a sala de aula.
- Ei. - Ele disse já quando eu estava quase saindo de seu campo de visão.
- Oi.
- Você não vai estudar com a gente para pegar o que você perdeu ontem?
- Ah, não. Não precisa. Eu vou pegar com a minha colega de quarto.
- Ana, por favor! Você não vê que eu estou fazendo de tudo para ter um tempo com você e você está fazendo de tudo para não sair comigo?
Sim, eu estou vendo sim.
Coloquei a mão na testa e olhei para a esquerda enquanto batia meus pés no chão. Os olhos verdes... não, castanhos... não... azuis talvez... ou, não sei. Não sei como não me lembro de seus olhos, eu os encarei por tanto tempo. Aqueles olhos foram a fonte de tanto medo em mim, mas... eu não me lembro. Mas de qualquer forma, os olhos azuis de Eric me penetraram pela primeira vez na vida, naquela manhã.
- Me dê uma única chance. - Ele pediu.
- Ok. - Suspirei profundamente. - Ok, nós podemos sair por aí. Ou estudar.
- Isso aí!
- Mas sem precisar faltar aulas. Ok? Eu quero passar de ano.
Dei a volta e arregalei os olhos. Meu Deus, o que mais eu teria de fazer para tirar ele de minha vida? Bom... muito. MUITO!