Religião da Mesopotâmia Antiga
A religião mesopotâmica se refere às crenças e práticas religiosas das civilizações da antiga Mesopotâmia, particularmente Suméria, Acádia, Assíria e Babilônia entre cerca de 3500 aC e 400 dC, após o que em grande parte deram lugar ao cristianismo siríaco. A religião era governada apenas pelo uso , não por qualquer decisão oficial, e por natureza não era dogmática nem sistemática. O desenvolvimento religioso da Mesopotâmia e da cultura mesopotâmica em geral não foi particularmente influenciado pelos movimentos dos vários povos dentro e ao longo da área, particularmente no sul. Em vez disso, a religião mesopotâmica era uma tradição consistente e coerente que se adaptou às necessidades internas de seus adeptos ao longo de milênios de desenvolvimento. A religião mesopotâmica não é uma das religiões históricas: não tem início histórico conhecido ou cognoscível, nem fundador, nem livros sagrados, nem tradição religiosa rigorosa e normativa. É uma das religiões "pré-históricas" ou "populares" – como são chamadas – que faz parte estritamente da bagagem cultural de um povo (o povo mesopotâmico), sua civilização, da qual representa a face voltada para o sobrenatural e o sagrado. Ela evoluiu, ao mesmo tempo que aquela civilização, sem jamais ser mantida ou conduzida a um determinado caminho – como por meio de livros sagrados, que poderiam conter e codificar suas crenças, suas atitudes emocionais, seus rituais sagrados, ou por autoridades religiosas, que os teriam controlado e forçado a serem aplicados em uma determinada direção, pretendidos ou presumidos de acordo com a visão e a vontade do fundador, como acontece nas religiões históricas.As primeiras correntes subterrâneas do pensamento religioso mesopotâmico datam de meados do 4º milênio aC e envolviam a adoração das forças da natureza como provedores de sustento. No terceiro milênio aC, os objetos de adoração foram personificados e se tornaram um elenco expansivo de Divindades com funções específicas. Os últimos estágios do politeísmo mesopotâmico , que se desenvolveu no segundo e primeiro milênios, introduziram maior ênfase na religião pessoal e estruturaram os Deuses em uma hierarquia monárquica com o Deus nacional sendo o chefe do panteão. A religião mesopotâmica finalmente declinou com a disseminação das religiões iranianas durante o Império Aquemênida e com a cristianização da Mesopotâmia.No quarto milênio aC, a primeira evidência do que é reconhecidamente religião mesopotâmica pode ser vista com a invenção da escrita na Mesopotâmia por volta de 3500 aC.O povo da Mesopotâmia consistia originalmente em dois grupos, falantes do acádio semítico oriental (mais tarde divididos em assírios e babilônios) e o povo da Suméria, que falava uma língua isolada. Esses povos eram membros de várias cidades-estado e pequenos reinos. Os sumérios deixaram os primeiros registros e acredita-se que tenham sido os fundadores da civilização do período Ubaid (6500 aC a 3800 aC) na Alta Mesopotâmia. Em tempos históricos, eles residiam no sul da Mesopotâmia, que era conhecida como Suméria (e muito mais tarde, Babilônia), e tinham uma influência considerável sobre os falantes de acadiano e sua cultura. Acredita-se que os semitas de língua acadiana entraram na região em algum ponto entre 3.500 aC e 3.000 aC, com os nomes acadianos aparecendo pela primeira vez nas listas de reinado desses estados c. Século 29 aC.Os sumérios eram avançados: além de inventar a escrita, eles também inventaram as primeiras formas de matemática, os primeiros veículos / carruagens com rodas, astronomia, astrologia, código de leis escrito, medicina organizada, agricultura e arquitetura avançadas e o calendário. Eles criaram as primeiras cidades-estado como Uruk, Ur, Lagash, Isin, Kish, Umma, Eridu, Adab, Akshak, Sippar, Nippur e Larsa, cada uma delas governada por um ensí . Os sumérios permaneceram amplamente dominantes nesta cultura sintetizada, entretanto, até a ascensão do Império Acadiano sob Sargão de Akkad por volta de 2335 aC, que uniu toda a Mesopotâmia sob um governante.Havia um sincretismo crescente entre as culturas e Divindades sumérias e acadianas, com os acadianos geralmente preferindo adorar menos Divindades, mas elevando-as a posições maiores de poder. Por volta de 2335 aC, o Sargão de Akkad conquistou toda a Mesopotâmia, unindo seus habitantes no primeiro império do mundo e espalhando seu domínio no antigo Irã, no Levante, na Anatólia, em Canaã e na Península Arábica. O Império Acadiano durou dois séculos antes de entrar em colapso devido ao declínio econômico, conflitos internos e ataques do Nordeste pelo povo Gutian.
VOCÊ ESTÁ LENDO
ADORANDO DEUSES DA BABILÔNIA & MESOPOTÂMIA [PAGANISMO]
SpiritualVocê terá que ler para descobrir todos os mistérios de Ishtar e dos Deuses da Babilônia. Boa leitura! A alienação é em massa, mas o despertar é individual.- Lúcia Helena Galvão