Divindades,Mitos & Características [PARTE 1]

4 0 0
                                    


PANTEÃO MESOPOTÂMICO


Costuma-se dizer que existem mais de 40.000 Deuses na religião suméria. Este pode parecer um conceito opressor de entender. No entanto, quando você compreende a natureza e a estrutura do Panteão Sumério, tudo isso se torna excepcionalmente claro. A melhor maneira de visualizar a religião suméria é como uma grande família de Deuses. Isso faz com que tudo caia em um foco muito mais claro.Do sul da Suméria, lar dos pântanos e da primeira grande cidade Eridu, surgiu a primeira Grande Deusa mãe Nammu, Deusa de Abzu, e personificação do Universo, a seu primeiro filho, o Senhor da Terra e de as águas doces, Enki. Do norte da Suméria em Ur e Uruk surgiu o primeiro Grande pai Deus An, Senhor dos Céus, com sua consorte Ki ao seu lado, a personificação da Terra, ao seu filho primogênito, Senhor do ar e do vento, Enlil . Entre esses dois grandes filhos dos primeiros deuses; Enki e Enlil, e entre seus descendentes, a civilização seria colocada em ordem.Da semente de Enki veio uma filha, a Deusa da fertilidade, Ningal, e da semente de Enlil veio um filho, o Deus da Lua Nanna. Seria a união dessas duas grandes famílias de deuses, e a unificação do norte e do sul da Suméria, que todas as coisas seriam colocadas em ordem. Entre esta sagrada união do Deus Lua Nanna e sua Rainha Ningal, nasceu o Deus Utu, a encarnação viva do Sol, trazendo com ele a Lei e a Justiça, e o Deus Ishkur, a encarnação viva das tempestades e da chuva fértil, trazendo com ele chuvas férteis que garantiram boas colheitas, e a Deusa Inanna, a personificação viva do amor, paixão e guerra, trazendo com ela partos mais abundantes e maiores taxas de mortalidade infantil, e sua irmã Ereshkigal, Rainha do Mundo Inferior, cuidadora e protetora de seus ancestrais, e de todos os que já passaram desta vida. Entre todas essas uniões divinas, a civilização foi criada.


A~~~~~~Anki – Céu + Terra. Todo o universo. Também implica apenas nas porções civilizadas do universo.


ANTU – Dentro mitologia acadiana, Antu ou Antum é uma Deusa babilônica , derivada do antigo Ki sumério , embora a cosmogonia tenha sido alterada para se adequar a uma tradição separada . Ela foi a primeira consorte de Anu, e o casal eram os pais dos Anunnaki e o Utukki. Antu foi uma característica dominante do festival babilônico "akit" até recentemente em 200 aC , sua preeminência posterior possivelmente atribuível à identificação com a Deusa grega Hera. Antu foi substituído como consorte por Ishtar ou Inana, que também pode ser filha de Anu e Antu . Ela é parecida com Anat.


ABSU – O Deus babilônico, acadiano e sumério da água doce e das águas doces do mundo. Também conhecido como Apsu e Abzu, ele cercou a terra e fundiu suas águas frescas com as águas salgadas de sua consorte, Tiamat; da união deles todos os outros Deuses nasceram. Ele foi morto por seu filho, Ea, que provocou a guerra dos Deuses com Tiamat. A história de Absu é contada no Enuma Elish. Ele é descrito como mais etéreo que físico.


ADAD – O Deus babilônico das tempestades, uma versão mais escura do Deus sumério Ninurta . Conhecido pelos sumérios como Ishkur, ele é retratado com um dragão de cabeça de leão ou um touro e carregando um martelo ou relâmpago. Sua consorte era a Deusa Shala. Adad também tinha um aspecto benéfico como Deus da chuva frutífera e dos riachos das montanhas, possivelmente em áreas onde a chuva era mais importante para a agricultura.


ADAPA – Na mitologia suméria e babilônica, o primeiro homem criado, filho de Ea (ou Enki) que, furioso com o capotamento de seu barco, quebrou as asas do Vento Sul e teve que viajar para os céus para se desculpar com Anu . Ea, sabendo que Anu ofereceria a Adapa o alimento da imortalidade e desejando que os seres humanos permanecessem mortais, advertiu o homem a não comer ou beber de nada enquanto estivesse na terra dos Deuses, pois isso certamente o mataria. Adapa atende ao conselho de Ea e recusa a comida e a bebida oferecidas a ele e, assim, é tirado da possibilidade da imortalidade. Ele foi o primeiro entre os Abgal, os sete sábios antigos.

ADORANDO DEUSES DA BABILÔNIA & MESOPOTÂMIA [PAGANISMO]Onde histórias criam vida. Descubra agora