ERRAGAL – (ou Errakal) Um Deus sumério do submundo. Ele está ligado às tempestades e à destruição que elas causam. É dito que Errakal "rasgou os postes de amarração", causando o Grande Dilúvio.
ERIDAN – O rio que atravessou o submundo. Espíritos saudáveis e fortes dos mortos podiam beber do rio, mas espíritos fracos tinham que beber água rançosa das poças e comer poeira.ERRA – O Deus babilônico da guerra, destruição, morte e conflitos, também conhecido como Nergal. Mais conhecido do trabalho The Wrath of Erra, no qual ele destrói a Babilônia sem razão, depois de enganar Marduk para que deixe a cidade. Erra era um deus especialmente guerreiro e violento, muitas vezes entendido como o causador da peste. Veja IRRA. Epítetos: guerreiro, senhor da peste e da carnificina e senhor da contenda e massacre.
ESEMTU – O cadáver de um ser humano, os restos mortais que precisavam ser cuidados e enterrados para que a alma dos mortos prosperasse no submundo.
ETANA – O herói do épico sumério de Etana, que conta a história do rei Etana, um dos primeiros governantes antediluvianos, que, desesperado de ter um filho porque sua esposa é estéril, sobe aos céus nas costas da grande águia ele ajudou a apresentar seu caso perante os Deuses. A ele é dado a planta de nascimento, que ele e sua esposa devem comer juntos, e é recompensado com um filho, Balih.
ETEMMU – O espírito imaterial liberado do ser humano na morte, não deve ser confundido com a alma. O etemmu era o espírito animador que soprou nos primeiros seres humanos criados a partir dos restos mortais do Deus Quingu após sua morte. A carne de Quingu era misturada com barro e sangue, mas animada através do etemmu, um espírito de transitoriedade, de modo que, embora criado a partir de um Deus imortal, os seres humanos ainda morreriam.ENNUGI – também é um Deus 'Senhor do dique e do canal' e 'Inspetor do canal dos grandes Deuses', mas tem associações extras com o submundo.
G~~~~~~
GERRA – O Deus babilônico do fogo e da luz, especialmente conhecido por limpar ou purificar o fogo. Também conhecido como Girra. Como refinador de metais, Ele também é o Patrono dos metalúrgicos. Ele representa o fogo em todos os seus aspectos: como uma força destrutiva e como o calor abrasador do verão mesopotâmico; e, como uma força criadora na fornalha do ferreiro e o fogo no forno onde os tijolos são assados, e assim como um 'fundador de cidades'.
GESHTINANNA – A Deusa suméria da fertilidade e irmã de Dumuzi cujo nome significa "A Videira do Céu". Ela estava encarregada da fertilidade da terra, desde a primavera até o equinócio de outono, quando então desceria ao submundo para libertar Dumuzi (que ocupara o lugar de Inanna) e ele, então, retornaria à Terra para supervisionar a fertilidade nos próximos seis meses do ano. Parece estar associada à escrita e ao submundo. Ela é referida como "mãe" (ama) ou "velha/sábia" (um-ma) e, como outras Deusas, funciona como uma intérprete de sonhos. Enquanto ela está no submundo, Geshtinanna serve como escriba de Ereshkigal.
GESHTU – Também conhecido como Geshtu-e, We-llu, ele foi o Deus que ofereceu seu sangue e intelecto para uso na criação de seres humanos no mito acadiano/babilônico The Atrahasis .
GIBIL – O Deus assírio que presidiu como juiz sobre Deuses e homens, conhecido como o governador dos Deuses. Ele foi associado com juízes e teve um grande interesse em punir aqueles que haviam sido juízes injustos na vida. Também é o nome de um Deus do fogo. Que de acordo com Jeremy Black e Anthony Green, Ele "representou o fogo em todos os seus aspectos: como uma força destrutiva e como o calor escaldante do verão mesopotâmico; e como uma força criativa, o fogo na fornalha do ferreiro e o fogo em o forno onde os tijolos são cozidos e, portanto, um 'fundador de cidades'. Ele também é o mensageiro dos Deuses, leva as oferendas ao Céu e entrega sua essência aos Deuses.
VOCÊ ESTÁ LENDO
ADORANDO DEUSES DA BABILÔNIA & MESOPOTÂMIA [PAGANISMO]
EspiritualVocê terá que ler para descobrir todos os mistérios de Ishtar e dos Deuses da Babilônia. Boa leitura! A alienação é em massa, mas o despertar é individual.- Lúcia Helena Galvão