"Conjuro-vos, ó filhas de Jerusalém, que não acordeis, nem desperteis o amor, até que este o queira" (Cânticos 8:4).
Escrevo estas palavras especialmente para todos aqueles que desfrutam do dom de ser solteiro. Vocês que já são compromissados meditem nessas palavras e pensem se o seu relacionamento reflete a glória de Deus.
Desde pequenos, somos induzidos a desejar, veementemente, uma família. O sonho de um dia encontrar alguém e constituir um lar queima em nosso coração. As meninas têm seu lado materno desenvolvido pela simples brincadeira de cuidar de uma boneca. Já os meninos são instruídos a trabalhar para ser o principal mantenedor do lar ou pelo menos deveriam ser. Observamos os nossos pais, familiares e amigos e, com um olhar, refletimos aquilo que, lá no fundo, tanto desejamos.
Quando crescemos, nos tornamos adolescentes, o desejo fica muito mais vivo, não só no coração, mas na carne. Você descobre todos os prazeres que esse sonho pode te proporcionar e, por qualquer que seja o motivo, busca saciar essa sede em qualquer lugar e com qualquer pessoa. Nos submetemos a migalhas, a humilhações e a prisões só para saber como é ser amado por alguém, como é ser desejado, como é ser a base. Porém, o tempo passa e, se você for uma pessoa instruída e com acesso à informação, percebemos o quanto perdemos tempo tentando saciar um desejo que não pode ser encontrado em qualquer esquina.O amor não é um sentimento que podemos encontrar quando bem entendemos, não é um sentimento que pode ser jogado de um lado para o outro como se fosse um brinquedo. O amor é muito além do que aquilo que podemos imaginar, é mais do que o bater errado do coração ou o famoso frio na barriga. O amor é paciência, é respeito, é alegria, é companheirismo, é confiança, é abnegação. O amor é um escolha. Você é esse amor para querer cobrar de alguém?
Não há como se comprometer com alguém sem antes ser a pessoa certa. Sem antes buscar sabedoria Naquele que é o próprio Amor. Como humanos, não nascemos sabendo amar e, por isso, ao longo da nossa vida, devemos buscar o máximo de sabedoria para alcançar aquele amor de 1 Coríntios 13. É buscando que compreendemos que a vida de solteiro é um dos dons mais lindos que Deus nos concedeu, porque é nele que percebemos qual é a nossa missão, que nos tornamos a nossa melhor versão e que preenchemos o vazio da nossa alma. É nele que compreendemos o quanto podemos ser felizes sozinhos. O quanto o Seu amor nos basta.
É mergulhando em Jesus que percebemos que escrever uma história de amor é lindo, mas mais lindo ainda é escrever uma história de redenção. Você não foi criado apenas para amar carnalmente alguém, mas para ser bênção e luz na vida do outro.
Pode ser que, ao longo dessa caminhada, você veja seus amigos se comprometendo, se casando, formando família. E você continua sozinho, muitas vezes enfiado no meio dos livros ou do trabalho. Seu coração começa a te lembrar daquele desejo e sua mente te leva a pensar que ninguém nunca gostará de você. Ou você começa a deixar a sua carência falar mais alto do que a razão. Não alimente esses pensamentos, nem a carência, eles podem te levar a destruição. Deixe que casem, que falem e que cobrem, está tudo bem não ter ninguém.Você não é menos feliz se estiver sozinho. Entregue o seu coração a Deus e somente Nele aquela pessoa poderá te encontrar. Saiba dizer não diante da tentação e resista aos seus desejos. Busque a Deus, pois é Nele que aprendemos a ser resilientes. Descanse nos braços Daquele que é o maior interessado em te fazer feliz. Confie no Criador do próprio amor. Você, um dia, poderá ter uma bela história de amor para contar se souber esperar.
Sua espera não deve ser sinônimo de tortura, mas de um prazer tão grande que os outros te admirarão. O que eles não sabem é que você permitiu que o Deus de Israel cuidasse do seu coração, dos seus anseios, das suas angústias, dos seus sonhos e dos seus medos. Sua espera deve ser a de construir aquilo que o Pai espera de você agora. Sua espera deve ser de crescimento espiritual, de tal forma que você compreenda que somente Ele é capaz de te fazer plenamente feliz. Porque qualquer ser humano que formos nos envolver será falho. Qualquer ser humano tem o poder de nos ferir mesmo quando não é esse o seu desejo. Você só saberá ser feliz com alguém quando for feliz sozinho, quando a presença soberana de Deus te bastar. Sua espera deve ser um cumprimento dos propósitos do Senhor em sua vida.
Deixe o amor ser despertado naturalmente, deixa ele te encontrar. Não aprece algo se você não está pronto para viver. Se, hoje, não temos alguém é porque Deus sabe que não precisamos. Ele nunca te deixou faltar nada, não será diferente com o amor. Respeite o tempo do amor. Não há nada mais belo do que vivermos uma história que foi escrita pelo próprio dedo de Deus. Não há encontros mais belos do que aqueles que o Pai planejou. Saiba esperar o tempo de Deus e se alinhe a ele.Se prepare para que você não seja pego de surpresa. Compreenda que o amor que nasce no coração do Criador é muito mais intenso do que tudo isso que a sociedade tem mostrado. O amor que tem separado para nós é aquele que reflete a glória de Deus e que prova ao mundo que casamento é algo sério e que o sonho de uma família estruturada ainda é real.
O amor que é a união de duas pessoas muito falhas, mas que ambas compreenderam onde está a fonte. Pessoas que aprenderam a viver juntas por um único nome: Jesus. O amor, assim como qualquer outra coisa da nossa vida, é uma escolha. Por isso que a Bíblia fala para esperarmos, termos paciência e deixar que esse sentimento desperte no momento certo. Dessa forma, nossa propensão de errar ao escolher será menor. Esteja disposto a amar alguém que ama Jesus acima de todas as coisas.Seja sensível a voz de Deus, isso te fará não cair em muitas ciladas do inimigo. Guarde o seu sonho de infância, o seu amor no coração do Pai. Sonhe viver os sonhos Dele antes.
O casamento entre um homem e uma mulher é lindo, mas mais lindo ainda é o casamento entre Cristo e Sua igreja. Que o segundo seja o seu maior objetivo de vida e que o primeiro seja feito conforme a vontade de Deus em seu viver. Confia, Ele sabe quando você estará pronto para ver o amor despertar!Ana D. Santos.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Jardim, quase Real
SpiritualTodo jardim precisa de cuidado regular para manter-se belo aos nossos olhos. Por isso, jardineiros são escolhidos a dedo e recebem a missão de cuidar da natura com demasiado zelo. Somente quem ama as plantas sabe o valor de um bom cultivo da terra e...