Já comentei aqui uma vez sobre a impressão que eu tive ao ler fanfics em que o narrador não é definido. Mas primeiro, irei apresentá-los à você.
•Narrador em primeira pessoa: o narrador é o próprio personagem.
•Narrador em segunda pessoa: o narrador é o leitor, como se ele fosse o protagonista da história.
•Narrador em terceira pessoa: o narrador é um personagem que não participa da história, mas sabe o que acontece.
Geralmente as fanfics transitam entre o narrador em primeira pessoa para o de terceira pessoa. Isso é errado. Uma vez definido o seu narrador, foque nele até o final. Ficar transitando passa a impressão de que você não sabe como passar as informações ao seu leitor.
Uma dica que dou para quem for escrever em primeira pessoa, evite a troca excessiva. Já vi fanfics que trocava a narração à cada parágrafo. Para o leitor isso fica cansativo e pode deixá-lo confuso. Recomendo que dedique um capítulo para um personagem, e o outro para o segundo personagem (caso a sua história seja um romance).
Evite também repetir a narração da mesma cena. Por exemplo a cena de beijo, não há necessidade de você descrevê-la sob o ponto de vista dos dois personagens. Um só é o suficiente.
Porém, você também pode fazer a narração em primeira pessoa de um personagem só em toda a história. Sem trocar. Isso também é possível, e seu leitor agradece.
VOCÊ ESTÁ LENDO
›Como escrever uma Fanfic
Fanfic»Aqui eu irei te ensinar a fazer uma Fanfic ou até mesmo se inspirar,e lembrando eu não sou experiente mas tentarei dar algumas idéias para vocês!